O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, volta a funcionar na próxima segunda-feira (25). A previsão é que ele passe a operar com 39 linhas, contemplando novos percursos e alteração de itinerários. A cerimônia de entrega das obras acontece nesta sexta (22), a partir das 18h30.
A Ceturb informou que as informações operacionais serão divulgadas somente após a cerimônia de entrega, mas de acordo com fontes do jornal online Folha Vitória, entre as novidades está a criação de uma linha, que terá o número 552, que fará o trajeto entre o Terminal de Campo Grande, em Cariacica, com o Terminal de Itaparica, passando pela rodovia Leste Oeste. Já algumas linhas que ligam bairros de Cariacica ao terminal também serão alteradas, deixando de passar por Vale Encantado e passando pela nova rodovia.
A reforma do terminal não alterou sua capacidade. A estimativa é de que, diariamente, cerca de 55 mil passageiros deverão transitar no local. O local estava fechado desde julho de 2018, por conta de problemas na estrutura do telhado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o terminal foi remodelado, com design e materiais modernos.
O novo aspecto incluiu a instalação de uma membrana tensionada na nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que forem embarcar nos coletivos. A proposta do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) é que a nova cobertura apresenta maiores dimensões com uma tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. O DER ainda ressalta que a mesma tecnologia foi aplicada em obras de grande porte no país, como a cobertura do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o novo paddock do circuito de Interlagos, em São Paulo.
Atrasos
A entrega e o retorno das operações no terminal acontecem após uma sequência de adiamentos. A previsão mais recente era de que a obra seria entregue no final de dezembro de 2020, mas precisou ser adiado quando parte da estrutura, que ainda estava em fase de montagem, caiu em decorrência de chuvas que atingiram a região. As intervenções, que inicialmente seriam entregues em outubro, já estavam passando por atraso por causa da pandemia de corona´vírus.
Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal Ibes e 25 para o Vila Velha, que ficou sobrecarregado.