A entrega de duas obras importantes para a mobilidade urbana da Grande Vitória foi adiada pelo governo do Estado. O Complexo de Carapina, na Serra, e o aquaviário, que estavam previsto para serem entregues ainda neste ano, só devem ser finalizados no primeiro trimestre de 2023.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Um dos motivos pela mudança no prazo de entrega, de acordo com o governo do Estado, são as chuvas que atingem o Espírito Santo há pelo menos duas semanas.
“A gente começou agora, no Completo de Carapina, a fase de concretagem. Essa fase a gente não consegue realizar durante a chuva e tem uma fase grande de compactação, que acaba ficando comprometida. Precisamos de um período de seca para concluir”, explicou o Fábio Damasceno, secretário do Estado de Mobilidade Urbana.
Ainda segundo o secretário, no caso do aquaviário, ainda estão não chegaram embarcações e as pontes usadas no acesso.
“Chegou o primeiro barco. A previsão é que, ainda no mês de dezembro, chegue o segundo. Vila Velha está com a parte de terra concluída, falta a parte do mar. Em Vitória, já está concluído, mas falta chegar as pontes de acesso aos flutuantes. As pontes de Cariacica já chegaram e as de Vila Velha deve chegar no inicio do ano” disse.
Os motoristas que precisam passar pelo Trevo de Carapina, uma das principais ligações entre Serra e Vitória, precisam ter paciência, principalmente nos horários de pico. Isso porque engarrafamento é uma cena que já faz parte da rotina no local.
O Complexo Viário de Carapina, que está em construção desde outubro do ano passado, promete melhorar a situação na região. A obra teve um investimento de mais de R$ 76 milhões.
A primeira etapa contemplou a implantação de três faixas nos dois sentidos da Rodovia das Paneleiras, antiga Reta do Aeroporto, além de calçada, ciclovia, drenagem, paisagismo e iluminação.
LEIA TAMBÉM: Viaduto que promete melhorar acesso a bairros da Serra começa a ser construído
Atualmente, estão em execução a segunda e a terceira etapas da obra. Estão sendo realizadas intervenções no trecho da Serra para a implementação de novas faixas na via e a construção de um novo viaduto para acesso aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles.
A obra só deve ficar pronta até março, assim como o aquaviário. O novo meio de transporte da Grande Vitória será integrado ao sistema Transcol por meio do Cartão GV. A operação vai contar com três estações e três barcos.
*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV.