Passar por alguns lugares da Grande Vitória em horário de pico e ficar preso no trânsito é uma realidade diária de muitos capixabas. Utilizando transporte público ou de carro, é difícil não encontrar um congestionamento nas vias de acesso à alguns municípios, como Vitória e Vila Velha.
Enquanto isso, importantes obras do programa de mobilidade urbana do Governo do Estado que prometem melhorias para motoristas, ciclistas e pedestres, estão paradas. A alegação é de que são necessários recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para serem iniciadas.
Uma delas é o Complexo Portal do Príncipe, no Centro de Vitória, que tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos, principalmente para quem chega pela região sul da Capital. Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop), o projeto prevê 3km e meio de novas vias, calçadas mais largas e mudanças que beneficiam também quem chega ao Porto de Vitória.
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O montante de R$ 530 milhões a ser liberado também será destinado à ampliação da capacidade de tráfego da BR-10, em Carapina, na Serra e na rodovia Darly Santos, em Vila Velha. Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana Do Estado, Luciene Becacici, os três projetos viários foram escolhidos como prioridade por se tratarem de áreas de maior retenção de tráfego.
“Estabelecemos o que faríamos com o recurso e priorizamos essas três intervenções em Vila Velha, Serra e Vitória. Elas foram escolhidas porque tratam os maiores gargalos metropolitanos da mobilidade e de maior retenção do tráfego, então o tratamento desses três melhora a situação do trânsito geral”, explica a subsecretária.
Segundo Luciene, o recurso em negociação com o BNDES será investido em três eixos estratégicos: infraestrutura viária, que inclui as três obras, priorização do transporte coletivo no corredor à direita e investimento cicloviário.
“A parte da infraestrutura viária são as obras na Serra, Vitória e Vila Velha. Mais um eixo é investimento em ciclovias. Todas as obras viárias vão contemplar tratamento cicloviário. A circulação do transporte coletivo também ficará mais fácil, já que o ônibus vão operar na faixa direita com prioridade. O ônibus é o único que não pode fugir do congestionamento, já que tem rota fixa, então é sempre o mais impactado quando tem congestionamento. Com isso, vamos melhorar o tráfego”, afirma.
Os projetos já foram aprovados tecnicamente e agora estão sendo feitas análises financeiras. A expectativa é de que o recurso seja liberado até o fim deste ano. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social foi procurado, mas não se posicionou até o fechamento desta matéria.
Veja o que muda com o projeto!
Vitória
O projeto do Complexo Portal do Príncipe, que é prioridade do Governo do Estado, prevê 3km e meio de novas vias na região do Centro de Vitória, novas calçadas mais largas, e uma continuidade em ciclovia para sair da Capital e seguir para São Pedro e Santo Antônio. Com as mudanças, os caminhões que acessam o Porto de Vitória também ganham um caminho separado, o tráfego de cargas fica segregado do tráfego de pessoas e o acesso ao Porto será de 24 horas.
Vila Velha
O terceiro eixo de investimento viário é na Avenida Carlos Lindenberg, que também terá a capacidade ampliada entre o trevo da Darly Santos até o bairro Cobi. Depois será feito também uma interligação com duas vias paralelas, que liga Cobi até Jardim América, em Cariacica, passando pelo bairro Vasco da Gama.
Serra
A capacidade de tráfego da BR-101, em Carapina, será ampliada no trecho entre o viaduto da estrada de ferro da Vale até chegar ao Aeroporto de Vitória, em Goiabeiras. Assim, o fluxo de veículos na região que costuma ser intenso ficará mais tranquilo.