O processo seletivo para habilitação em operações de paz da ONU de 2019, na Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro (EsSLog), chegou ao fim, na última sexta-feira (13). A seleção contou com a participação de policiais militares de diversos estados, incluindo do Espírito Santo.
As provas ocorreram de segunda-feira (09) à sexta-feira (13), aplicadas pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), com fases eliminatórias e classificatórias.
Dentre os aprovados na seleção, estão os oficiais da PMES, major Marsuel Botelho Riani e o tenente Osmar Vicente Junior. De um total de 118 candidatos inscritos, 30 tiveram êxito.
Os policiais militares tinham acesso a cada disciplina na medida em que eram aprovados nas anteriores e, ao final do processo, encontravam-se habilitados para realizar o estágio preparatório no CCOPAB, em uma data oportuna, para figurar de forma definitiva na lista de convocação das Nações Unidas para missões de paz.
As próximas fases deverão ocorrer nos próximos meses, com qualificações específicas requeridas pelas Nações Unidas, além de um estágio preparatório obrigatório aplicado pelo Exército Brasileiro e por membros da ONU para lançamento nas missões em campo designadas pelo órgão internacional.