O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, dois novos alertas de onda de calor para 30 municípios capixabas. Os avisos, classificados como “perigo” e “perigo potencial” são válidos até as 18h desta segunda (18).
Nos municípios da região Sul do Estado, que estão sob alerta laranja, que indica perigo, há possibilidade de risco à saúde. Além disso, a temperatura ficará 5°C acima da média por período de 03 até 05 dias.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Já o alerta de perigo potencial, representado pela cor amarela, é válido para os municípios de Ibatiba e Iúna, também na região Sul do Estado. Nele são esperadas temperatura 5°C acima da média por período de 02 até 03 dias.
Veja as cidades afetadas pelo alerta laranja:
1- Alegre
2- Alfredo Chaves
3- Anchieta
4- Apiacá
5- Atílio Vivacqua
6- Bom Jesus do Norte
7- Cachoeiro de Itapemirim
8- Castelo
9- Conceição do Castelo
10- Divino de São Lourenço
11- Dores do Rio Preto
12- Guaçuí
13- Guarapari
14- Ibatiba
15- Ibitirama
16- Iconha
17- Irupi
18- Itapemirim
19- Iúna
20- Jerônimo Monteiro
21- Marataízes
22- Mimoso do Sul
23- Muniz Freire
24- Muqui
25- Piúma
26- Presidente Kennedy
27- Rio Novo do Sul
28- São José do Calçado
29- Vargem Alta
30- Venda Nova do Imigrante
Onda de Calor deve se estender até quarta-feira
Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a previsão é de que a onda de calor se estenda até a quarta-feira (20), ou seja, no início da nova estação. Em algumas capitais, pode até haver queda brusca de temperatura.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, segundo a definição da Climatempo. A consequência disso são dias seguidos com temperaturas de até 5°C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.
A onda de calor vivenciada no País está na sua segunda parte. Isso porque o centro de alta pressão atmosférica tem se movido gradualmente.
LEIA TAMBÉM: Até quando vai a onda de calor no ES e nos outros estados afetados?