Geral

Onda de calor deve dar trégua no ES a partir de segunda-feira

Para esse dia, está prevista a chegada de um canal de umidade ao Estado, que deve causar chuvas passageiras e uma queda de cerca de 5ºC nas temperaturas

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A onda de calor que atinge o Espírito Santo desde o último fim de semana — quando foram registradas as maiores temperaturas do ano em Vitória, de 37,7ºC — finalmente deve dar uma trégua a partir da próxima segunda-feira (20).

Para esse dia, está prevista a chegada de um canal de umidade, que pode resultar em chuvas ocasionais no Sul do Estado, na Região Serrana e na Grande Vitória. Dessa forma, a tendência é de queda nas temperaturas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O meteorologista Thiago Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ressaltou, no entanto, que essa queda de temperatura não deve ser muito acentuada, com os termômetros ainda chegando à casa dos 30ºC na Grande Vitória.

“Esse canal de umidade deve se concentrar mais nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas chega também ao Sul do Espírito Santo e, com menos força, à Grande Vitória, entre os dias 20 e 21 (segunda e terça-feira). Isso deve causar chuvas passageiras, sem risco de temporais, resultando numa leve queda na temperatura. Haverá uma quebra nessa onda de calor, mas a temperatura deve continuar alta. Já para o Norte do Estado, não há previsão de chuva”, explicou.

A previsão é de que, no início da próxima semana, haja uma queda de aproximadamente 5ºC nos termômetros, em relação à situação atual.

Segundo o Inmet, a temperatura máxima registrada nesta quinta-feira (16) em Vitória foi de 34,3ºC, observada por volta do meio-dia. Até domingo (19), segundo ele, os termômetros devem seguir nesse patamar, não passando dos 35ºC.

LEIA TAMBÉM: Onda de calor pode deixar 53 cidades do ES sem água; veja a lista

A maior temperatura registrada no Espírito Santo, nesta quinta-feira, segundo o instituto, foi em Alegre, no Sul do Estado, onde os termômetros chegaram aos 38ºC.

Na última segunda-feira (13), o Inmet emitiu um aviso meteorológico de grande perigo, classificado na cor vermelha, para uma onda de calor no Espírito Santo e outros estados brasileiros.

O aviso alertava para a possibilidade de temperaturas 5ºC acima da média até esta sexta-feira (17).

No último domingo (12), Vitória registrou a tarde mais quente do ano. A temperatura máxima registrada na Capital capixaba foi de 37,7°C. O recorde anterior, segundo o instituto, era de 37,1°C, registrado em 4 de novembro.

LEIA TAMBÉM: Guia traz 22 dicas para aliviar a sensação de calor; confira