A sétima onda de calor do ano começa a se formar no Brasil. Diante disso, a previsão é de que a temperatura fique, ainda nessa semana, até 5 °C acima da média nas cidades da região Sul do Espírito Santo.
Segundo informações do Climatempo, o sistema foi iniciado na segunda-feira (23). O bloqueio atmosférico na região central do país, intensifica a massa de ar quente, impede a formação de nuvens carregadas, dificulta a passagem de frentes frias. Com essa forma, o calor é favorecido.
Leia também:
> Número de incêndios em 2024 no ES já supera todo o ano passado
> Novo parque em Camburi será inaugurado quinta
> Juíza barra acordo que obrigava mãe de santo a se mudar por perturbar vizinhos
No Estado do Espírito Santo, conforme previsão do Climatempo, na região Sul é esperado que os municípios registrem temperatura 5°C acima da média.
Já nos municípios da região Centro e Norte, os termômetros devem registrar temperaturas entre 1 °C e 2,5 °C acima da média.
Outras áreas do Brasil enfrentam calor extremo
O Climatempo também indica que, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão temperaturas entre 5 °C e 10 °C acima da média.
Segundo a empresa, o Brasil vive mais um período crítico neste ano, marcado por uma sequência de tempo seco, umidade baixa e, agora, mais dias de calor intenso.
“Esse cenário eleva o risco de queimadas, que já vêm devastando diversas regiões do país, tornando a situação ainda mais alarmante”, finaliza o órgão.
Como se proteger:
– Hidratação: é fundamental manter-se muito bem hidratado.Evite bebidas com cafeína ou álcool, que podem contribuir para a desidratação;
– Roupas adequadas: prefira usar roupas leves, de cores claras e tecidos naturais e respiráveis, como o algodão, para ajudar na regulação da temperatura corporal;
– Proteção Solar: use protetor solar para evitar danos causados pelos raios ultravioleta. Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia. Chapéus e bonés também ajudam a proteger o rosto do sol forte;
– Evite exposição prolongada: procure evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. Caso seja necessário sair, procure sombras e locais frescos;
– Mantenha o corpo refrescado: tome banhos frios, use ventiladores ou ar condicionado para manter um ambiente fresco em casa.