
Uma Organização Não Governamental (ONG) de Governador Valadares, Minas Gerais, em parceria com a Fundação Renova, vai realizar um trabalho de recuperação de nascentes e revitalização de toda a bacia do Rio Doce em Colatina, Linhares e Marilândia, onde foi instalado o escritório.
De acordo com os engenheiros Carolina Magalhães e Davi Senna as nascentes que serão recuperadas foram definidas em reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e do Comitê de Bacia do Rio Pontões.O Comitê indicou algumas micro-bacias que são estratégicas para abastecimento de toda a comunidade da região.
A ONG vai desenvolver um trabalho educativo com os proprietários rurais, destacando a importância de recuperar as nascentes e áreas úmidas de suas propriedades. A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência e todo setor produtivo necessita do recurso hídrico.
De acordo com os engenheiros, no inicio do trabalho será feito o isolamento das nascentes, e os pontos de afloramento de água subterrânea nas propriedades rurais. A ONG fará um trabalho de mobilização e conscientização junto aos produtores rurais, por isso estão promovendo reuniões coletivas nas bacias específicas do projeto para maior entendimento, e apoio da população.
As áreas principais definidas para o início do trabalho são: a micro-bacia do Córrego Miracema, na região da Reta Grande, se estendendo a Córrego do Limão, Jequitibá, Miracema, Córrego da Lapa e Boa Esperança.
Em Colatina, o trabalho será feito na região da Cabeceira da Bacia do Graça Aranha. A primeira atividade será realizada nos dias 5 e 6 de junho às 18h30, na Escola da Reta Grande.