Nesta sexta-feira (08), data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, a Praça Duque de Caixas, no Centro de Vila Velha, receberá o Ônibus Rosa. Trata-se do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que atenderá às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher das 8 às 13 horas, durante evento organizado pelo Poder Judiciário no Espírito Santo, “Sempre Vivas: Mulheres enriquecidas pela vida”.
Será oferecido material educativo sobre a Lei Maria da Penha à população e assistência jurídica e psicológica para vítimas de violência doméstica. O Ônibus Rosa estará de volta durante a 13ª Edição da Semana de Justiça pela Paz em Casa, entre dos dias 11 ao 15 de março, em frente ao Fórum da Prainha, das 9h às 17h.
Sempre Vivas
Evento realizado no dia 8 é iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM), com o apoio da Prefeitura de Vila Velha e a participação de diversas entidades sociais. Quem representará o Poder Judiciário na solenidade de abertura, será a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Hermínia Azoury.
A magistrada explicou que o objetivo da ação é conscientizar as mulheres para que possam identificar situações de violência doméstica, com a distribuição de material educativo, além de profissionais capacitados para orientá-las. Elas receberão informações sobre como, quando e onde denunciar.
13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa
Ocorrerá entre dos dias 11 ao 15 de março no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. A semana também será dedicada a dar celeridade a processos envolvendo vítimas do sexo feminino, com a realização de mutirões de audiências e julgamentos.