
Para quem sente saudades dos ônibus seletivos, com ar-condicionado e mais comodidade, a notícia não é boa. Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o modelo não voltará a circular pelas ruas da Grande Vitória.
Em entrevista concedida à rádio Pan News Vitória, na manhã desta sexta-feira (29), Damasceno revelou que a opção pelo não retorno do serviço foi uma decisão do governo estadual.
“Nós fizemos uma opção depois da pandemia.´ Precisamos ter qualidade de transporte público para toda a população, não somente para quem pode pagar mais por um ônibus. Antigamente, somente os seletivos tinham ar-condicionado. Nossa opção é não trabalhar mais com seletivo. Vamos trabalhar com a melhoria da frota do Transcol para toda a população. Vamos atender quase 600 mil pessoas todos os dias com a mesma qualidade do seletivo”, afirmou.
Leia também: VÍDEO | Após morte de criança, ônibus é depredado e quase incendiado em Vila Velha
Ele ainda destacou que as linhas que eram operadas pelo seletivo foram substituídas por linhas convencionais do sistema Transcol.
O secretário também falou sobre a renovação da frota do Transcol. Até o final do primeiro semestre deste ano, serão mais de 600 ônibus com ar-condicionado no sistema. Outro tema abordado foi a substituição de veículos mais antigos pela renovação da frota.
Ouça a entrevista na íntegra:
Seletivos não circulam há dois anos
Os ônibus seletivos foram retirados de circulação em março de 2020 devido à pandemia da covid-19, assim como os coletivos comuns que também possuíam ar-condicionado. Em outubro daquele ano, mais de 120 coletivos com ar voltaram a circular, exceto os do serviço seletivo.
Na ocasião, a Ceturb disse que, em outubro de 2020, o volume de passageiros era 40% menor do que antes da pandemia.
A Companhia informou que “todos os itinerários que eram atendidos pelo sistema seletivo, são atendidos pelas linhas convencionais, o que garante a manutenção do atendimento dos usuários.”
Renovação da frota do Transcol continua
Na manhã de quinta-feira (28), foram entregues 36 ônibus novos com ar-condicionado, que vão integrar a frota do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana. Segundo o governo do Estado, estes foram os primeiros de um total de 190 veículos que serão entregues neste ano.
Com a entrega prevista para este ano, além da renovação, a frota do Transcol também será ampliada para melhorias em linhas que atendem os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
“Estamos entregando 190 novos ônibus, sendo 36 agora e o restante até início de julho. Vamos somar 620 ônibus entregues novos, com ar-condicionado para o Sistema Transcol desde o início do nosso governo. É uma melhoria importante para o sistema, garantindo mais segurança, conforto e rapidez ao usuário. Assim podemos incentivar a população a utilizar cada vez mais o transporte público”, pontuou o governador Casagrande.
O diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, destaca que “essa nova leva de veículos novos vem para fortalecer a frota e garantir conforto e segurança para mais usuários do sistema”.
Em 2021, o Sistema Transcol passou a operar também as linhas alimentadoras de Vitória, oferecendo mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema também já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros.
Leia também:
>> VÍDEO | Carro pega fogo na subida da Terceira Ponte, em Vila Velha
>> Tela de proteção e móveis longe das janelas: veja como evitar quedas de crianças em prédio