Geral

Operação apreende produtos de origem animal irregulares na Ceasa

Os produtos flagrados pelo Ministério Público do Espírito Santo foram queijo, linguiça, carne seca, kit rabada e feijoada, banha animal e manteiga de garrafa

Foto: MPES

Em uma operação realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) na quinta-feira (23) foram apreendidos produtos de origem animal sendo manuseados e vendidos de maneira irregular, na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Cariacica

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A vistoria foi feita pelo MPES, por meio da Promotoria de Justiça Regional do Consumido, e tinha o objetivo de garantir alimentos seguros aos consumidores, bem como promover a regularização dos produtos e agregar valor a esses itens.

Após denúncias de irregularidades na comercialização de produtos de origem animal, foram fiscalizados 12 produtores/comerciantes. Houve emissão de auto de infração com apreensão de produtos, sendo que três deles estavam irregulares.

Os produtos irregulares encontrados foram queijo, linguiça, carne seca, kit rabada, feijoada, banha animal e manteiga de garrafa.

LEIA TAMBÉM: Governo libera entrada nas ilhas costeiras do Espírito Santo

A fiscalização decorre de um inquérito civil instaurado pelo MPES a partir de denúncia sobre a comercialização de produtos de origem animal irregulares na Ceasa, sem inspeção sanitária e sem rotulagem.

A ação foi realizada em conjunto com a Ceasa, Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon ES) e Procon de Cariacica, Vigilância Sanitária de Cariacica e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cariacica, com apoio policial do 7º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Quina: Apostador de Vila Velha acerta os cinco números e fatura R$ 8,5 milhões