O Departamento Municipal de Trânsito de Linhares começa nesta sexta-feira (27) com a Operação Verão. Até depois do Carnaval, a fiscalização de veículos que passam pela cidade e balneários do município vai ser intensificada. A operação também é contra o som alto em carros.
As blitze vão acontecer em pontos estratégicos. De acordo com o diretor do departamento, Douglas Simplício, as ações acontecem em parceria com a Polícia Militar. “Haverá operações durante todo o Verão, inclusive agora no Réveillon. No balneário de Pontal do Ipiranga, por exemplo, teremos uma equipe de plantão para qualquer eventualidade, com foco principalmente nos carros de som”, afirmou.
Segundo uma a resolução nº 624/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), som audível fora do veículo, independentemente dos decibéis, é passível de multa no valor de R$ 195,93. Além disso, o dono do carro pode ter cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração é considerada grave.
Nos balneários de Linhares não há local reservado para carros de som. Por isso, os agentes de trânsito vão percorrer as ruas para, além de fiscalizar, promover ações educativas informando sobre a proibição.
Conscientização
Os agentes também vão abordar os condutores com o objetivo de conscientizá-los quanto ao uso do cinto de segurança, capacete e cadeirinha para crianças. Ale´m de alertar sobre o uso do celular ao dirigir, velocidade acima do permitido e embriaguez ao volante.
“Nesse período de férias e Verão, o número de pessoas na cidade e nos balneários chega a dobrar devido aos eventos programados. Deste modo, a iniciativa vai garantir aos linharenses e aos turistas um trânsito fluído, com mais segurança e coibição de abusos. Assim, pretendemos reduzir o número de acidentes graves no período de verão e salvaguardar a vida da população e dos visitantes”, garantiu Simplício.
.