Mais de 4 mil policiais militares, 30 bombeiros militares e cerca de 800 guarda-vidas civis vão reforçar a segurança nos principais balneários do Espírito Santo, no período de 27 de dezembro a 06 de março.
A Operação Verão foi apresentada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran|ES na manhã desta quarta-feira (15).
Desta vez, o efetivo da PMES não será deslocado do interior para o litoral, como ocorria nas ocasiões anteriores. Além disso, haverá reforço de atuação nas áreas de rios e cachoeiras.
Na Região Metropolitana, a atuação será nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari. Já na Região Norte, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz e Fundão recebem o reforço na segurança.
Na Região Sul, a operação acontecerá em Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma e Anchieta. Na Região Serrana, em Iúna, Irupi, Ibitirama, Pequiá, Pedra Roxa e Santa Martha. Na Região Noroeste, somente em Mucurici.
O objetivo, segundo a Sesp, é proporcionar maior segurança à população que estiver nos balneários capixabas, nas regiões da faixa litorânea ou de montanha, tanto nas praias, quanto em rios, lagos e cachoeiras.
Ao todo, 4.056 policiais militares atuarão nos principais balneários do Estado durante 70 dias, com policiamento ostensivo a pé e motorizado, policiamento ostensivo montado e de bicicleta, cerco tático, atendimentos emergenciais, blitz de trânsito, operações de bloqueio e operações de abordagens.
Ações da Polícia Civil durante a Operação Verão
As delegacias regionais atuarão em turno de 24 horas, com reforço de policiais em regime de escala de serviço extra.
As delegacias de Conceição da Barra, Piúma e Praia Grande atuarão em turno de 24h durante o Réveillon, finais de semana e Carnaval.
Também haverá posto de atendimento ao cidadão na Delegacia de Jacaraípe, intensificação de operações policiais especializadas, reforço nos plantões periciais e reforço no serviço DML.
Ações do Salvamento Aquático
O Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela coordenação da Operação de Salvamento Aquático, terá reforço de 30 bombeiros militares e mais de 800 guarda-vidas civis.
A atuação será na orla de 13 municípios: Vitória, Linhares, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Guarapari, Anchieta, Piúma, Serra, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Fundão.
Ações do Detran
Reforço na fiscalização de trânsito, com foco na Lei Seca e repasse de 200 bafômetros (etilômetros) portáteis para a Polícia Militar, que integram as funcionalidades dos tradicionais e dos passivos (detectam a presença de álcool no ar, sem necessidade de soprar o aparelho) em um só aparelho.
Campanhas e Ações Educativas
Os agentes de fiscalização e as servidoras da Educação de Trânsito participarão de operações integradas nos locais de grande circulação de veículos e pessoas durante a Operação Verão.
Tema: Riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias lícitas e ilícitas, com foco nas festas de final de ano. – Período: Dezembro / 2021
Tema: Planejamento das férias e todas as atividades que envolvem um trânsito seguro, com foco no checklist de férias. – Período: Janeiro / 2022.
Leia também: Operação Natal: mais de 500 policiais vão reforçar a segurança no comércio do ES