A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) anunciou nesta quinta-feira (14), em Vitória, a Operação Verão 2023/24. O plano contará reforço efetivo de tecnologias, planejamento estratégico e ampla divulgação dos atrativos capixabas.
A operação vai começar no próximo dia 26 de dezembro e vai durar até o dia 18 de fevereiro. Durante 55 dias, as praias de 27 municípios do litoral capixaba contarão com 620 policiais e diversos equipamentos de tecnologia, como drones, computadores, softwares de geolocalização, entre outros.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além das polícias Civil e Militar, a Operação Verão terá apoio do Notaer e Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Detran e Secretária Estadual de Turismo. O objetivo do planejamento é garantir a ordem pública e a paz social.
“A integração entre órgãos estaduais, federais e municipais já é uma marca do nosso Estado, e na Operação Verão deste ano vemos, mais uma vez, esta coesão é importante. Estamos nos preparando para oferecer aos capixabas e aos turistas um verão de tranquilidade, utilizando todas as tecnologias disponíveis para otimizar o trabalho desenvolvido pelos nossos operadores de segurança”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.
LEIA TAMBÉM: Acidente em João Neiva com três veículos interdita a BR-259
O uso de drones, bafômetros passivos e ativos, equipamentos de busca remota, além de investimentos como a aquisição de um microcomparador balístico, recursos para a implantação da Computação Embarcada, do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) e do RG Digital são alguns destaques do avanço tecnológico implementado pelas forças de segurança no Estado.
As delegacias regionais da Polícia Civil vão ficar abertas 24 horas, e terão reforço no Natal, Réveilllon, Carnaval e finais de semana. O Corpo de Bombeiros terá equipes de mergulho, além de fiscalizar eventos e plantões quanto ao risco de chuvas.
A equipe do Notaer vai realizar o patrulhamento aéreo do litoral capizaba, por meio de um aplicativo que ajuda na localização de embarcações em alto-mar.
Além das ações conjuntas, a Operação Verão vai apostar na integração das forças de segurança, para que os aparelhos tecnológicos possam ser melhor aproveitados na prevenção e investigação dos crimes que ocorrem nessa estação.
Neste momento, o Espírito Santo investe na imagem do Estado em uma campanha nacional para incentivar o turismo de lazer.
“São muitos investimentos feitos no campo da segurança pública, dentre eles o cerco inteligente, que tem ajudado muito na operação das atividades com a Polícia Militar e Guardas Municipais. A tecnologia é um avanço que permite que a PM faça sua ocorrência no local gerador de fato, assim mão precisa que o policial civil se desloque. Temos muitas tecnologias que auxiliam nas nossas operações em todos âmbitos, investimentos esses feitos pelo governo do Estado”, destacou Ramalho.
LEIA TAMBÉM: Nova avenida na Serra: prefeitura deve assumir 26km da BR-101 em janeiro