Manter a geladeira abastecida e, ao mesmo tempo organizada, é um desafio. Conservar o equipamento é importante para evitar desperdícios, para facilitar o dia a dia, para conservar melhor os alimentos e até mesmo para economizar energia.
A geladeira tem estrutura pensada para dispor diferentes mantimentos de acordo com sua necessidade de refrigeração. Ainda, há alguns objetos ideais para te ajudar a ajeitar tudo no interior do equipamento.
Entendendo o funcionamento da geladeira
No interior da geladeira, há uma circulação de ar refrigerado, com saídas nas partes superior e inferior. O ar que vem de cima é mais forte, frio e denso – e, por isso, ele desce aos poucos e resfria todas as partes do equipamento. O ar que vem da parte inferior é mais leve e, dessa forma, sobe mais rápido. Essa troca de ar permite uma circulação de ar constante na geladeira.
Por conta dessa estrutura, os alimentos mais frescos como folhas, legumes e frutas ficam na parte de baixo; e bebidas e comidas prontas, mais acima nos compartimentos. Molhos, água, ovos e temperos, por sua vez, podem ficar na porta, já que têm maior contato com a temperatura ambiente, quando a geladeira é aberta.
Primeiro passo: limpeza
A primeira parte da organização é sempre a limpeza. É preciso retirar tudo de dentro do refrigerador para higienizá-lo.
É fundamental também conferir item por item: potes com alimentos, comidas vencidas ou estragadas, e eliminar o que não serve mais.
Este é um processo que deve ser feito periodicamente – ao menos uma vez por mês. A melhor maneira é usar um pano umedecido com água e vinagre. Essa mistura é capaz de eliminar odores desagradáveis, desinfetar e até mesmo clarear a geladeira.
Não é recomendado utilizar buchas, palhas de aço, nem produtos abrasivos.
Escolha dos recipientes para a geladeira
Uma ótima dica é selecionar potes e vasilhas transparentes, para que fique mais fácil identificar se há frutas, legumes ou outras refeições armazenadas.
Os cestos organizadores, também transparentes, podem ser grandes aliados de uma geladeira organizada. Por exemplo, um cesto com iogurte das crianças e outro com frutas lavadas, prontas para consumo.
Organização por setores
Cada prateleira, gaveta ou porta da geladeira pode ser dividida por setor, para que o refrigerador seja organizado da melhor maneira possível.
Gaveta superior
Geladeiras que têm aquela gaveta superior – ou uma porta com abertura para cima, têm um compartimento para frios. Portanto, este é o local em que se deve guardar queijo, presunto e outros embutidos, e temperos frescos.
Carnes que serão preparadas nos dias seguintes também devem ser alocadas neste compartimento. É necessário lembrar que qualquer carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 72 horas após a compra.
Primeira prateleira
Esta é a prateleira com maior potencial de resfriamento. Por isso, deve acondicionar leites, requeijão, manteiga, iogurte e ovos. Bebidas que você gosta de tomar bem geladas também podem ser guardadas no primeiro compartimento.
Segunda e terceira prateleiras
Na prateleira seguinte, é ideal armazenar alimentos preparados e sobras de comida que serão consumidas em breve. Todos em potes de vidro, para facilitar a visualização, consumo e retirada. Também para não esquecer nada para trás, evitando assim o desperdício.
Bolos, tortas, frutas cortadas ou enlatados abertos também podem ficar nestas prateleiras.
Tampo da gaveta inferior
Neste local, o ideal é armazenar frutas inteiras maduras ou alimentos que pretende descongelar.
Gaveta
Se a parte superior é a mais refrigerada da geladeira, a parte inferior é a menos gelada. Por isso, a gaveta é o local em que devem ser colocados alimentos mais sensíveis a temperaturas baixas: folhas, legumes e frutas de vez.
Porta da geladeira
A porta da geladeira é o local que mais recebe incidência da temperatura ambiente. Por isso, produtos que contêm mais conservantes e sobrevivem mais tempo fora das temperaturas “menos geladas”. São eles: ketchup, maionese, vinagre, azeitonas, temperos de saladas e conservas. Além de refrigerantes e sucos industrializados.
Congelador
Carnes e outros preparos devem ser armazenados no congelador. Guarde-os em sacos plásticos transparentes etiquetados.
Atenção ao prazo de validade: carnes picadas duram 8 meses congeladas. Carnes assadas ou bifes crus, 6 meses e a carne moída in natura, 3 meses.