No mundo encantado dos brinquedos, todo cuidado é pouco na hora de entregar um para a criança brincar, especialmente se ela tiver até três anos. Alguns pontos necessitam da atenção redobrada dos pais. O Centro de Educação Infantil Recriar, por exemplo, pede aos pais que deixem um brinquedo da criança na escola para o Dia do Brinquedo, realizado às sextas-feiras, mas a pedagoga do CEI, Maristela de Aquino, sempre alerta sobre as características dos brinquedos que os pequenos levam para a creche.
“É importante escolher brinquedos que não tenham pontas nem sejam cortantes. Eles precisam ter peças grandes para evitar que a criança consiga engolir caso se soltem. Recomendamos brinquedos feitos de madeira, que não quebram fácil e são pedagógicos”.
Sobre as cores, Maristela aconselha optar pelos brinquedos de cores primárias: azul, amarelo e vermelho. “Essas cores chamam mais a atenção da criança”, explica a pedagoga.
E nada de comprar um brinquedo sem a certificação do Inmetro. O regulamento usado pela instituição leva em conta indústria, governo, meio acadêmico, entidades de defesa dos consumidores, e outros órgãos da sociedade no que diz respeito aos requisitos que devem ser observados pelo produto.
Veja alguns cuidados fundamentais na hora de comprar um brinquedo para seu filho:
– Exija o selo de identificação do Inmetro. Ele é a garantia de que o produto atenta a requisitos mínimos de segurança.
– Não compre brinquedos no comércio informal. Apesar de mais baratos, quase todos apresentam irregulares, são falsificados e podem conter substâncias tóxicas na sua composição.
– Exija sempre a nota fiscal da loja onde comprou, é a prova da responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no produto.
– Antes de entregar o brinquedo à criança ou deixá-lo na creche, leia atentamente as instruções de uso que orientam o uso seguro do produto.
– Tenha um cuidado especial na hora de tirar o brinquedo da embalagem. Alguns vêm com grampos metálicos ou papéis com tintas inadequadas.
– Por fim, total atenção à faixa etária recomendada para o produto. Peças pequenas, especialmente, são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas.