Com a frase “Prevenção é o caminho”, os arredores da Prefeitura de Vitória ganharam um destaque na sensibilização e na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero.
Nesta segunda-feira (7), as equipes da Central de Serviços deram um tom de rosa aos meios-fios e postes no entorno do Palácio Municipal. Os arredores do monumento Vitória 360º, na Curva da Jurema, também foram pintados.
“Todos os anos a Prefeitura de Vitória tem realizado ações para lembrar que o Outubro Rosa é um movimento dedicado aos cuidados necessários para a promoção da saúde das mulheres. A ideia é apoiar o movimento, orientar servidores e moradores e incentivar as pessoas a prevenir o câncer de mama”, aponta o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.
Todo material para a pintura foi doado pela Tintas Elit, não gerando nenhum ônus para o município.
Iluminação
O rosa já ilumina vários pontos da capital para alertar a população sobre o câncer de mama. São eles: a sede da Prefeitura de Vitória, o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), a Ponte da Passagem, o Santuário de Santo Antônio, a Casa Porto, o Viaduto Caramuru, as torres de Jesus de Nazareth, o Convento São Francisco, a Cruz do Papa, o monumento Vitória 360º e mirante de Conquista.
Sensibilização
O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades.
O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa. A cor foi escolhida por representar o universo feminino e estar ligada à beleza e ao amor.