Geral

‘Outubro Rosa Pet’ orienta sobre prevenção de câncer em cães e gatos em Alegre

Esse é o terceiro ano consecutivo do evento, que busca promover a identificação precoce da doença. Assim como nos humanos,o diagnóstico precoce aumento as chances de cura da doença

‘Outubro Rosa Pet’ orienta sobre prevenção de câncer em cães e gatos em Alegre

No próximo sábado (21), os professores, médicos veterinários e alunos do curso de medicina veterinária da Ufes, em Alegre, vão realizar a 3ª edição da campanha ‘Outubro Rosa Pet’, que tem como objetivo a identificação precoce e prevenção do tumor de mamas em cães e gatos. O evento será realizado das 7h às 17h, na praça Seis de Janeiro, no centro da cidade.

De acordo com o professor e coordenação da ação, Douglas Severo, os proprietários de cães e gatos vão receber orientações sobre a doença. “O tumor em cães e gatos tem basicamente as mesmas características da doença em humanos, tanto que muitos testes são desenvolvidos nos animais. Não temos um número de quantos animais sofrem por ano com a doença, mas sabemos que o número é alto”, explica Severo.

O diagnóstico precoce garante ao animal o tratamento na fase inicial da doença. “Os proprietários serão orientados sobre como apalpar os animais e, se algo diferente for constatado, ele será orientado a procurar um veterinário. Na fase inicial, o tratamento é, geralmente, a castração. Por isso, a castração é indicada antes do primeiro cio da cadela. Após o primeiro ciclo, a chance de ela desenvolver um tumor nas mamas aumenta 26%”, continua o professor.

A campanha ‘Outubro Rosa Pet’ é nacional e a doença é grave. O tumor de mama é o principal câncer que atinge os animais. “Desses animais atingidos pela doença, 50% são tumores malignos. O câncer de mama em animais também pode se desenvolver nos machos. A chance é menor, mas pode sim desenvolver”, completa Douglas.

Além das orientações, também haverá sorteio de brindes, banhos e tosas nos animais. O evento é totalmente gratuito.