
O ovo de Páscoa é uma tradição milenar. Ano a ano, o costume de presentear pessoas queridas se preserva. Em contrapartida, os ovos vêm se transformando — e os brasileiros capricham na criatividade.
Para as civilizações antigas, o ovo representava vitalidade e fertilidade. Oferecê-lo era uma maneira de desejar fartura na vida e boas colheitas. O presente era decorado com alegria e muito carinho: os ovos de galinha eram pintados com tinta colorida e faziam referência à primavera.
Mas, como o ovo de Páscoa passou a ser de chocolate?
Foi só no século XVIII que confeiteiros na França decidiram inovar e fabricar ovos de chocolate, além de recheá-los com bombons. No início, esta novidade era acessível apenas para quem tinha poder aquisitivo mais elevado.
Com o tempo, o artigo foi se popularizando e o ovo de Páscoa de chocolate se tornou um dos símbolos mais fortes da data.
Ovo só de chocolate? No Brasil, não!
Que o brasileiro é um povo criativo, todo mundo sabe. E a engenhosidade chegou também, claro, aos ovos de Páscoa. Apesar de a lembrança ser tradicional, é possível encomendá-la de maneiras diferentes e super inovadoras.
Confira quais são as novas invenções para o ovo de Páscoa!
Ovo de coxinha
Será que o brasileiro foi longe demais? Talvez a sua resposta mude quando pensar que existe o ovo de Páscoa de coxinha. A receita é bastante elaborada e precisa de manuseio de óleo fervente para a fritura.
Ovo de bacalhau
Que tal servir à mesa, no domingo de Páscoa, um ovo de bacalhau? Provando mais uma vez que a criatividade no Brasil não tem limites, existe uma receita para servi-los de almoço, logo antes do ovo de chocolate (ou de pudim!).
Ovo de sushi
Limites quando o assunto é comida? A cada receita, temos a prova de que não isso não existe para o brasileiro!
Recentemente, um restaurante lançou um ovo de sushi, com salmão cru, cream cheese e tudo o que se tem direito.
Ovo de empadão
Empadão no formato de ovo de Páscoa ganhou até nome: empadovo. Massa de empada com recheio de frango cremoso também é uma ótima opção para o almoço de domingo em família.
Ovo de sorvete
Essa é uma possibilidade para brincar com a criatividade e envolver as crianças na elaboração dos ovos de Páscoa.
Para essa invenção, nem precisa de receita! Basta escolher um sabor de sorvete de sua preferência para rechear o ovo. Finalize com artigos para decorar – como balas, confetes e cobertura. Leve ao congelador por algumas horas e aproveite a sobremesa!
Ovo de açaí
É claro que não poderia faltar o açaí. Protagonista de muitas invenções brasileiras, o açaí também pode estrelar na Páscoa.
Apesar de ser possível encontrá-lo em sorveterias, também é possível fazer a receita em casa. Basicamente, ela é igual à do sorvete: recheie o ovo de chocolate com açaí, decore com granola ou outros elementos de sua preferência.
Só retire do congelador na hora de consumir.
Ovo de pudim
Essa receita é para os amantes da sobremesa de domingo: ovo de Páscoa de pudim de leite! Esta invenção é tão boa que o Folha Vitória foi atrás de uma receita para o seu feriado. Confira:
Você precisa de um ovo inteiro de chocolate branco, de cerca de 500g. Reserve.
Coloque açúcar e 1/4 de xícara de água numa panela e misture. Mantenha no fogo alto, misturando até dourar. Depois, acrescente mais 1/4 de xícara de água quente na panela e misture até derreter. Reserve.
No liquidificador, bata uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e 1 xícara de leite integral. Reserve.
Em uma vasilha, coloque 2 colheres de sopa de água e 12 gramas de gelatina sem sabor. Misture bem e leve ao microondas por 15 segundos. Acrescente esta mistura no liquidificador e bata novamente.
Certifique-se de que o conteúdo do liquidificador já está frio. Despeje-o dentro das duas bandas do ovo. Deixe de sobra cerca de 1 centímetro.
Leve os ovos com o pudim para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. Depois de pronto, despeje a calda fria por cima.
Boa Páscoa!