Geral

PA da Praia do Suá volta com atendimento de urgência e emergência infantil em Vitória

Casos de urgência e emergência serão atendidos em dois pontos: no Pronto Atendimento São Pedro e da Praia do Suá, durante todos os dias da semana

Foto: Divulgação / PMV

A partir das 19 horas desta segunda-feira (01), o serviço de urgência e emergência infantil de Vitória retorna para o Pronto Atendimento da Praia do Suá, após dois anos funcionando na Ilha de Santa Maria e em São Pedro. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o espaço conta com toda a estrutura necessária para garantir a assistência às crianças.

Com isso, os casos de urgência e emergência serão atendidos em dois pontos: no Pronto Atendimento São Pedro e da Praia do Suá, durante todos os dias da semana, com funcionamento 24 horas. 

O PA da Praia do Suá está localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 16.

Na manhã desta segunda-feira (01), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, subsecretárias e equipe técnica da Secretaria, visitou as novas instalações do PA Infantil.

“Quero agradecer a todos os profissionais que trabalharam nessa obra, e aos profissionais da saúde, além de parabenizar toda comunidade, que dialogou muito com a gente para essa retomada”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Foto: Divulgação / PMV

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou melhorias no setor infantil, que fica no segundo andar do PA da Praia do Suá. 

O local conta com sala de raio-X, sala de nebulização, sala de medicação, consultórios, sala de coleta de exames, recepção, sala de medicação, sala de repouso, isolamento e três leitos para observação, além de mobiliário e equipamentos novos.

LEIA TAMBÉM: >> Famílias assinam acordo para deixar ocupação montada em frente à Prefeitura de Vitória

“Estamos muito felizes com essa entrega!”, disse, emocionada, a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

“Estou muito feliz e grata pelo retorno do atendimento infantil na Praia do Suá. Foi um processo muito difícil, mas fomos ouvidos, dialogamos e hoje é uma realização. É uma conquista para todas nós, que somos mães, um alívio ter o atendimento mais perto de nossa casa”, falou Karina Simonelli, representante das mães da comunidade do Forte São João.

A equipe é composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêutico, assistente de farmácia e auxiliar de laboratório, dentre outros profissionais necessários ao funcionamento do PA.

Foto: Divulgação / PMV

“Estamos muito felizes de ter voltado, já estávamos esperando há muito tempo essa mudança. Certeza que iremos fazer um bom trabalho com as nossas crianças aqui na Praia do Suá”, frisou a médica pediatra Luanna Comério.

Pronto Atendimento é destinado para casos graves

O PA é destinado para os casos graves, de urgência e emergência, como, por exemplo:

• Quadros de vômitos incontroláveis; 
• Intoxicações (ingestão de substâncias ou medicamentos); 
• Acidentes domésticos (queimaduras, os cortes, as quedas com ferimentos profundos ou fraturas, afogamentos e engasgos com perda da respiração); 
• Crises de asma com dificuldade para respirar, falta de ar; 
• Traumas na cabeça; 
• Convulsões; 
• Sonolência excessiva sem explicação, confusão mental.