Geral

PA de Alto Lage amanhece com portas fechadas e pacientes se revoltam

Segundo a população, logo no início da manhã, as portas foram travadas com cadeiras pelos seguranças. Os pacientes foram informados que seriam atendidos apenas quem já estivesse dentro

Revoltados, os próprios pacientes reabriram as portas. Policiais militares estiveram no local para acalmar os ânimos Foto: Divulgação/Prefeitura

Quem precisou ir ao Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica, na manhã deste sábado (29), encontrou as portas fechadas. Funcionários do PA informaram que faltavam médico e técnicos de enfermagem. Por esse motivo, muitas pessoas em busca de atendimento tiveram que voltar para casa.

Segundo a população, logo no início da manhã, as portas foram travadas com cadeiras pelos seguranças. Os pacientes foram informados que seriam atendidos apenas quem já estivesse do lado de dentro.

De acordo com funcionários, durante a manhã, havia apenas quatro médicos trabalhando e dois técnicos de enfermagem para atender a população. Eles informaram também que a diretoria da unidade não estava trabalhando neste sábado e que a ordem de fechar as portas partiu dos próprios médicos.

Revoltados, os próprios pacientes reabriram as portas. Policiais militares estiveram no local para acalmar os ânimos. O atendimento, no entanto, não foi normalizado.

O que diz a prefeitura?

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica explicou que o atendimento clínico no Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Lage está restrito porque, em virtude do período de encerramento de contratos de médicos e técnicos de enfermagem, o quantitativo desses profissionais está reduzido no PA. A Prefeitura de Cariacica diz que segundo determinação do Ministério Público, não é permitido renovar os contratos. Por isso, é preciso esperar a finalização dos contratos para novas convocações.

A prefeitura fala ainda que está realizando a substituição progressiva dos profissionais, com a convocação de um total de 37 médicos e 36 técnicos de enfermagem aprovados no último processo seletivo simplificado. Segundo a PMC, há um prazo legal para que os interessados se apresentem a fim de começarem a trabalhar no PA. Por isso, a prefeitura esclarece que o atendimento de clínica médica está restrito mas o PA continua atendendo casos de urgência e emergência normalmente. 

“O plantão de atendimento adulto do PA do Trevo contou com três médicos no período noturno nesta sexta-feira (28) e foram priorizados os casos de urgência e emergência. Durante o dia neste sábado, há cinco médicos e cinco técnicos de enfermagem de plantão e há um grande número de pacientes na emergência. Para outros atendimentos, os moradores estão sendo direcionados para os Pronto Atendimentos de Bela Vista e de Nova Rosa da Penha, que funcionam das 7h às 17h”, diz a Prefeitura de Cariacica.