Vila Velha vai investir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgados pelo governo federal na última sexta-feira (26), na construção de um corredor exclusivo para ônibus, além de uma ciclovia e a cobertura do valão próximo à Avenida Carioca, ao lado da Terceira Ponte.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
O corredor exclusivo para ônibus se estenderá por 7.5 quilômetros pela cidade e vai ligar a Terceira Ponte à Avenida Carlos Lindenberg. O valão da Avenida Carioca será coberto justamente para criar uma pista extra para a passagem dos ônibus no local.
O novo corredor passará perto do Terminal de Vila Velha pela rua Europa, além da Avenida Gonçalves Ledo. Ela se estenderá até a Avenida Getúlio Vargas para chegar à Lindenberg.
Já a ciclovia contará com uma extensão de 3 quilômetros, que irá ligar o Terminal de Vila Velha ao aquaviário, na Prainha. Todas as obras foram contarão com orçamento de R$ 143 milhões.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, Adriana Peixoto Miguel, o corredor de ônibus ajudará a desafogar o trânsito na região da Terceira Ponte.
“Esta obra vai ajudar bastante a desafogar o trânsito, porque será criada uma nova faixa, justamente onde fica o valão, que será coberto e criará uma nova faixa. Há também o projeto de outro corredor, no plano estadual, de 10 quilômetros, que vai ligar o Ibes a Jardim América, em Cariacica”, relatou.
Ainda de acordo com a secretária, o projeto executivo deve ainda sugerir outras intervenções, como a criação de uma passarela próxima ao Shopping Praia da Costa, na subida da Terceira Ponte no sentido Vitória.
Além das obras em Vila Velha, o PAC também contempla a implantação e requalificação dos terminais aquaviários de toda a Grande Vitória.
Leia Também: Radares da orla de Cariacica começam a multar na segunda; veja valores