Geral

Pacientes diabéticos terão grupo de acompanhamento no Hospital Infantil de Vila Velha

A equipe engloba enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e médicos

Foto: Divulgação

Um projeto de atenção à criança com diabetes começou, nesta semana, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) em Vila Velha.

A equipe engloba enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, médicos e realiza reuniões com pacientes e familiares para orientar sobre a doença e como ter qualidade de vida.

As atividades de apoio à criança com diabetes são planejadas e orientadas pela equipe, que incentiva as famílias a participarem e a obterem maior autonomia nos cuidados com a condição clínica que é o diabetes, fazendo o controle glicêmico de cada paciente a cada reunião para ver a evolução do tratamento do grupo, formado inicialmente por 15 crianças.

Projeto

A endocrinologista pediatra e coordenadora do projeto, Musatye Dias, conta que o espaço é importante para que as crianças possam compartilhar vivências e tirar todas as dúvidas sobre a doença. “Muitas vezes falta orientação de como é a vida de um diabético ou como agir em uma situação de hipoglicemia. Quando chegam aqui, eles encontram outras crianças que têm os mesmos problemas que eles, que vivenciam as mesmas situações, e eu acho que isso traz uma força muito grande para eles e também para os familiares”, explicou a médica.

O projeto tem duração de quatro semanas com os mesmos pacientes. Depois, um novo grupo é formado para que todos tenham acesso a este acompanhamento. “A cada encontro os pacientes e familiares participam dos diálogos e das dinâmicas. Os encontros são uma orientação a mais para auxiliar dificuldades que eles têm no dia a dia, em relação à alimentação e a medicação utilizada no tratamento” completou a coordenadora.