Uma enorme fila de pacientes está formada em frente ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, o Hucam, no bairro Maruípe, em Vitória, desde a última terça-feira (09).
Várias pessoas aguardam por uma senha para marcar um exame ou uma consulta. O atendimento só começaria a ser feito às 7 horas desta quarta-feira (10), mas para garantir o atendimento, dezenas de pacientes optaram por dormir na fila.
Uma das pacientes que precisa de atendimento, que é moradora de Itarana, no Sul do Estado, disse que teve que dormir no pátio do hospital para tentar ser atendida. “Estive aqui ontem, às 7 da manhã e já tinham distribuído as senhas da parte manhã e também da tarde. Tive que dormir no pátio porque não tenho como pagar um hotel,” disse Nedir de Oliveira.
A direção do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), informou que as filas existentes nas dependências da unidade são provenientes da demanda para consultas com especialistas da instituição. O hospital informou ainda que, atualmente, o Hucam realiza 19 mil consultas por mês.
O hospital esclareceu que está implantando o sistema interno de regulação, que possibilitará a organização dos fluxos dos pacientes aos serviços de saúde. Com isso, o serviço possibilitará a diminuição das filas. A previsão é que o serviço entre em funcionamento até o final do de 2014.
A equipe de reportagem da TV Vitória também recebeu uma informação de que os médicos, enfermeiros e técnicos do hospital estariam em estado de greve, no entanto, o hospital ainda não havia se manifestado sobre o assunto.