Geral

Pacientes esperam mais de duas semanas para saber resultado de exame para covid-19 no Estado

Sem saber o diagnóstico, capixabas reclamam da demora para ter acesso aos testes

Foto: Reprodução TV Vitória

Capixabas vivem a angústia de não saber se estão infectados ou não pelo coronavírus, por conta da demora para a divulgação dos resultados dos exames. 

Marley Jesus de Oliveira é uma das pessoas que está à espera do resultado de seu exame, realizado no dia 24 de maio. Mais de duas semanas se passaram e ela ainda não sabe seu diagnóstico. “Eles falam que sai em sete dias o resultado, só que hoje já faz 17 dias e eu não obtive esse resultado ainda”, contou.

A secretaria de saúde do Estado pede um prazo de sete dias após a coleta do exame, mas a agilidade tem ficado apenas no papel.

De acordo com o subsecretário em vigilância em saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, mais de três mil testes foram enviados para um laboratório do Sul do Brasil, porém 700 deles ainda não foram divulgados. 

“Os testes que foram encaminhados ao Paraná, para complementar nossa atividade do Lacen (Laboratório Central do Estado), eles são realizados diariamente e inseridos no nosso painel automaticamente, na medida que eles vão sendo liberados. Nós já temos o resultado de cerca de 2.700 exames dos 3.400 que foram encaminhados para lá”, afirmou.

Ainda segundo Reblin, aproximadamente 60% desses exames que já foram concluídos, tiveram resultados positivos para o coronavírus. 

* Com informações da repórter Bianca Vailant, da TV Vitória / Record TV