Geral

Pacientes ganham 'visita virtual' e se emocionam com mensagens de familiares em hospital de Vila Velha

Para evitar a propagação do coronavírus nos hospitais, as visitas presenciais foram canceladas, mas os pacientes continuam recebendo o apoio da família e dos amigos com a ajuda da tecnologia

Foto: Divulgação / Hospital Evangélico de VV

Com as visitas presenciais suspensas, como forma de evitar os riscos de propagação do novo coronavírus dentro dos hospitais, pacientes internados começaram a receber o carinho dos familiares de um jeito diferente. No Hospital Evangélico de Vila Velha, durante o período de isolamento social, os pacientes podem conversar com a família através de ligações por vídeo.

“Este é um momento delicado em que devemos ter ainda mais atenção ao sofrimento humano e desenvolver estratégias de comunicação para manter o vínculo entre o paciente, família e equipe assistencial”, enfatiza a psicóloga Camyla Bastos, coordenadora da equipe multidisciplinar do hospital.

O primeiro a participar do sistema foi Ramon Pereira Salomão, de 30 anos. Ele não conteve as lágrimas e se emocionou ao falar com a esposa e o filho através da videochamada. Em meio à emoção, a família declarou que estava com saudades e o filho finalizou a ligação com a frase “Eu te amo, pai”.

O hospital divulgou um vídeo que mostra um trecho da conversa entre o paciente e a família. Confira: 

De acordo com o hospital, o protocolo de visitas virtuais foi implantado na unidade para todos os pacientes internados, mesmo aqueles que não possuem diagnóstico positivo para covid-19. 

“Pacientes com capacidade verbal efetiva recebem chamada de vídeo de familiares ou amigos por meio da organização de um grupo criado para essa finalidade, chamado de Time de Comunicação e Acolhimento. Para os pacientes sem capacidade verbal a família poderá enviar áudios, que serão reproduzidos no leito”, explicou a psicóloga Camyla Bastos.