O ex-governador Paulo Hartung liberou em 2017 em convênio de mutirão recursos a serem utilizados para efetuar as cirurgias de reconstrução mamária de mulheres com câncer no município de Colatina.O tratamento foi iniciado e executado até o dia 31 de dezembro do mesmo ano quando ocorreu o fim do convênio
Com a eleição de Renato Casagrande que tomou posse em janeiro de 2018 iniciou-se uma série de reuniões para que fosse dado continuidade no tratamento.
Segundo a Vereadora colatinense Audréia Bravo ” havia uma espera angustiante.Houve várias reuniões junto ao Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a liberação destes recursos para que as pacientes tivessem a oportunidade de continuar com o tratamento”.
Em Colatina, 18 mulheres fazem o procedimento, e todas estão com expansor (balão de silicone inserido sob a pele) nos seios aguardando para terminar a reconstrução mamária.
No início do mês de julho, um grupo que representava as pacientes foi até a Secretaria Estadual de Saúde para mais uma vez reivindicar a liberação do contrato do Estado junto ao Hospital São José. O pedido foi atendido e na quinta-feira (18) o contrato foi publicado e nesta semana ficou definido que o setor responsável do Hospital São José entrará em contato com as pacientes para reiniciar os procedimentos.