Parece que os problemas enfrentados por pacientes que dependem de atendimento médico no posto de saúde de Porto de Santana, em Cariacica, não tem fim! A população conta que para ser atendida, é preciso enfrentar sol quente, filas lotadas e até madrugar.
Segundo os pacientes que buscam atendimento na unidade, garantir uma ficha para ser consultado na Unidade de Porto de Santana, virou um verdadeiro sofrimento.
De acordo com o relato de populares, cerca de 26 senhas são distribuídas diariamente e o atendimento não passa das 13h. Ainda com informações deles, é preciso ter sorte e paciência para conseguir ser consultado no posto.
Uma idosa de 80 anos disse que conseguiu uma senha por conta da idade, mas explicou, que precisou enfrentar o sol quente antes de receber a ficha. “Só consegui porque sou prioridade. Mas enfrentei muito calor nessa fila. Estou aqui sentada desde cedo. E agora acredito que serei atendida”, desabafou.
Uma outra paciente contou que precisou sair de casa às 3h da madrugada para garantir o atendimento. “Após quatro dias andando pelos os bairros da região, eu vou conseguir ser atendida. Precisei madrugar. Cheguei aqui ainda escuro e recebi a senha de número 2”, disse.
Com o local lotado, o posto de saúde passa por reformas e começa a receber atendimento médico, às 7h da manhã. O horário de encerramento não se estende, pacientes que conseguiram a ficha no dia, serão atendidos até as 13h. Após o horário estipulado pela unidade, os pacientes devem recorrer aos postos mais próximos da região.
* Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória / Record TV.