Geral

Pacientes esperam por mais de 7 horas por atendimento no PA da Glória

Uma mulher precisou ser socorrida por enfermeiros da recepção. Idosos também reclamavam de demora no atendimento de senhas preferenciais

O PA estava lotado na última segunda-feira (17) Foto: TV Vitória

O atendimento médico no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha, ficou complicado, na última segunda-feira (17), e alguns pacientes precisaram aguardar por até sete horas para conseguir atendimento médico.

Uma mulher chegou a passar mal depois de esperar mais de 4 horas, e precisou ser socorrida por enfermeiros na recepção. 

Idalina de Fátima Silva Dias, de 59 anos sofre de pressão alta, está com o tornozelo machucado e, pela idade, tem direito ao atendimento preferencial. Ela foi classificada com a pulseira amarela, que indica urgência, mas mesmo assim, teve que esperar. “Você acaba se sentido impotente e tem que esperar porque chegam pessoas piores”.

Durante entrevista à TV Vitória, na última segunda-feira (17), Daiane Toledo, que estava com febre e dores disse que procurou a recepção do PA. “Cheguei meio dia e estou aguardando para ser atendida. Tem mais de 3 horas que a senha não muda. E eles dizem que é senha preferencial, mas ninguém é atendido”. 

Ela estava esperando há mais de sete horas. “Estou com fome, com dor e recebi a informação de que teriam 40 pessoas na minha frente”. 

A direção do hospital foi procurada pela equipe da TV Vitória para saber o motivo da superlotação, mas foi informado pela assistente social que a gerência se pronunciaria apenas pela assessoria de imprensa. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que o PA da Glória tem funcionado normalmente e que os pacientes são atendidos por ordem de classificação. Os casos mais graves são atendidos primeiro, os que não estão nesta categoria aguardam mais tempo. A secretaria informou também que a escala de profissionais está completa com pediatras, clínicos e cirurgião e disse ainda que a unidade é para atendimento de urgência e emergência, e o volume de pacientes é muito grande. Por dia são atendidos, em média, 450 pacientes, por isso às vezes acontece demora. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizadas ações para agilizar o atendimento e melhorar o serviço.