Geral

"Pacto pela Aprendizagem" traz experiência do Ceará para salas de aulas capixabas

O programa surgiu com base em uma pesquisa do professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, Fernando Abrúcio, que constatou o sucesso do modelo de educação implantado no Ceará

Paulo Hartung finalizou a solenidade  Foto: ​Folha Vitória

Com a proposta é implantar ações envolvendo a união de esforços entre Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil e iniciativa privada, o Espírito Santo lançou o “Pacto pela Aprendizagem”. O objetivo é realizar ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. 

O programa surgiu com base em uma pesquisa do professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Abrúcio, que constatou o sucesso do modelo de educação implantado no Ceará.

O Secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, participou do lançamento e falou sobre o modelo de educação do estado, que é referência para outros governos, inclusive para o Espírito Santo neste novo projeto. 

“No Ceará, o ano letivo já está começando na próxima semana. Nós não usamos nada sofisticado, são coisas básicas, aluno em sala de aula, duzentos dias letivos. Eu já ouvi de um diretor que lá no Ceará as escolas são blindadas. E são mesmo, porque a escola é um lugar de respeito. Para a gente é uma honra poder ajudar o Espírito Santo, é uma cooperação que tem começo e não tem fim. Os resultados demoram, mas se a gente começa no início do ano letivo levando a sério a avaliação, o resultado já vem no final do ano”, conclui o secretário. 

Para o Secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha, o objetivo do Pacto pela Aprendizagem é acompanhar o desempenho da educação infantil até o fundamental, com o foco inicial na alfabetização, que é um dos grandes desafios. 

“Nós precisamos ter pressa e responsabilidade com as crianças que estão aí. O pacto é para olhar para a educação infantil até a fundamental, mas a gente não faz tudo de uma vez. Então, o foco inicial é retomar a alfabetização porque essa batalha não está ganha.O pacto não é para gastar dinheiro, é de pouco investimento para muito resultado, é de usar melhor os recursos que já temos”, explica. 

Já o governador do Estado, Paulo Hartung, reforçou que a educação é tratado como prioridade.”Estamos bebendo da experiência do Ceará com muita alegria, a forma como o secretário trabalhou a ideia é motivadora e a realização que eles colocam de pé também. Nós precisamos tirar esse preconceito de que não podemos olhar a experiência bem sucedida do vizinho e trazê-la para a vida. Precisamos olhar tudo o que tem no Brasil e no mundo e adaptar às nossas realidades e possibilidades”, conclui.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, Sede do Governo, e reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, além de representantes de universidades e outras autoridades.