Geral

Padre de Cachoeiro é nomeado bispo auxiliar pelo Papa Francisco

O agora monsenhor Juarez Delorto Secco seguirá para a Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro. O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta-feira (7)

O padre Juarez Delorto Secco, de Cachoeiro, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Foto: ​Reprodução

O município de Cachoeiro terá, pela primeira vez em uma sua história, um bispo nomeado pelo papa. O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta-feira (7), pelo bispo da Diocese de Cachoeiro, Dom Dario Campos, durante pronunciamento simultâneo com Roma e o Rio de Janeiro.

O padre Juarez Delorto Secco, de 47 anos, agora monsenhor, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco. Até então, pároco da Catedral de São Pedro Apóstolo, e integrante do Clero da Diocese de Cachoeiro, no Regional Leste 2 da CNBB, o monsenhor auxiliará o governo pastoral do Cardeal Orani João Tempesta.

“Recebi um chamado do Dom Dario e ele me disse sobre o convite para a nomeação. Foram muitas orações para que eu estivesse preparado para aceitar o compromisso. É uma dinâmica da vida e da fé.  A expectativa é a melhor possível para colaborar com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e confiar na graça e no amor de Deus, que nos conduz nesse caminho. O mais importante que levo é a fé, é acreditar em Deus, para exercer bem meu ministério à serviço de Deus e da Igreja”, comenta o monsenhor.

Nascido em Cachoeiro, o monsenhor Juarez dedicou sua vida à igreja. “Quero agradecer a Deus pelo meu chamado, minha família e pela Diocese de Cachoeiro, que tanto amo. É uma alegria grande para todos nós”, completa. 

Para o bispo da Diocese de Cachoeiro, Dom Dario Campos, a nomeação é motivo de grande alegria na igreja. “É uma escolha do Santo Papa Francisco, que nesse momento olhou para Cachoeiro e escolheu nosso padre para ser o bispo auxiliar no Rio de Janeiro. A notícia veio através da Nunciatura Apostólica e recebemos com muita alegria. Agora vamos tentar arrumar no clero um sucessor para o padre Juarez. Nesses 60 anos de nossa Diocese, ele é o primeiro padre a ser nomeado bispo”, completa o bispo diocesano.

A ordenação episcopal do monsenhor Juarez será no dia 9 de setembro, às 16h, em Cachoeiro, e sua apresentação na Arquidiocese do Rio de Janeiro será no dia 7 de outubro, às 9h, na Catedral de São Sebastião.