Geral

Pagers usados em ataque ao Hezbollah seriam de fabricação da Hungria; empresa nega

De acordo com informações da Associated Press, a taiwanesa Gold Apollo, que autorizou o uso de sua marca nos pagers, fez uma declaração acusando a companhia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os pagers de modelo AR-924 que explodiram no Líbano, em ataque contra o grupo xiita Hezbollah, foram feitos pela empresa BAC Consulting KFT, que tem sede na Hungria. De acordo com informações da Associated Press, a taiwanesa Gold Apollo, que autorizou o uso de sua marca nos pagers, fez uma declaração acusando a companhia.

O presidente da Gold Apollo, Hsu Ching-kuang, disse aos jornalistas nesta quarta-feira, 18, que a empresa tem um acordo de licenciamento com a BAC nos últimos três anos. “Autorizamos a BAC a usar nossa marca registrada para vendas de produtos em regiões designadas, mas o design e a fabricação dos produtos são de responsabilidade exclusiva da BAC”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Moradores se unem para proteger pé de jambo histórico em Domingos Martins

VÍDEO | Helicóptero resgata parapentista que caiu em penhasco no ES

Governo do ES impõe restrições ao uso da água; veja as regras

No entanto, para a NBC News, a chefe-executiva da BAC informou: “Eu não faço os pagers. Eu sou apenas a intermediária. Acho que você entendeu errado.”

As explosões simultâneas de centenas de pagers usados pelo grupo Hezbollah em todo o Líbano são um grande golpe para o sistema de comunicações da poderosa organização pró-iraniana, podendo enfraquecer as suas capacidades de continuar a guerra contra Israel.

Este ataque sem precedentes junta-se a outros que visaram o Hezbollah, nos últimos meses, incluindo operações direcionadas contra comandantes ou responsáveis do grupo, como Fouad Chokr, um líder militar morto no ataque israelense de 30 de julho perto de Beirute.