Os pais de alunos e profissionais das unidades de ensino de Cachoeiro serão consultados sobre quem deve assumir os cargos de gestores das escolas municipais. Até o mês de julho, a Prefeitura vai implantar um novo processo de escolha, que atende a meta 19 do Plano Municipal de Educação, que é assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública.
“Esse novo modelo torna a escolha do gestor um processo participativo e mais transparente, baseado na vontade dos membros da comunidade escolar”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
A previsão é de que o edital do processo seja lançado até maio. Poderão se candidatar ao cargo de gestor professores e pedagogos em efetivo exercício na rede municipal. Serão realizadas etapas como análise de currículo, escolha da comunidade escolar e lista tríplice.
Enquanto o novo processo de escolha é preparado, os gestores que encerraram o ano passado à frente das escolas municipais de Cachoeiro foram mantidos nos cargos, para dar andamento aos trabalhos para o início do ano letivo nas 75 unidades de ensino da rede.
“Acreditando na experiência dos profissionais que atuaram em 2016, decidimos por reconduzi-los aos cargos, a fim de minimizar os impactos ou rupturas para o começo deste ano letivo, em 1º de fevereiro, além de permitir a continuidade das atividades pedagógicas já desenvolvidas coletivamente pelos pedagogos, gestores, professores e alunos”, completa a secretária.