A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse, em pronunciamento em rádio e TV na noite deste domingo, que o País recebe com esperança a notícia de que a covid-19 não é mais emergência. “A Organização Mundial da Saúde declarou no dia 5 de maio que a pandemia de Covid-19 não é mais uma emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso País recebe essa notícia com esperança”, afirmou.
Segundo a ministra, o Brasil ainda vai conviver com a covid-19, que continua evoluindo e sofrendo mutações. “Mas temos há mais de um ano a predominância em todo o mundo da variante Ômicron e suas sub-linhagens, sem o agravamento do quadro sanitário”, ressaltou. “Temos uma redução progressiva do número de hospitalizações e óbitos, resultado de proteção da população pelas vacinas.”
Ainda conforme Trindade, diante desse cenário, o momento indica uma transição “do modo de emergência para um enfrentamento continuado, como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas”.