O churrasco é uma das paixões nacionais e isso é indiscutível. É tanto amor que no Espírito Santo esse costume tem refletido no mercado. Isso porque o número de casas especializadas na venda de carnes aumentou nas terras capixabas.
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Apesar de sempre estar com a agenda cheia, sempre que possível, o médico Leonardo Amaral faz questão de juntar a família e os amigos para fazer um churrasco. Ele conta que o programa é uma tradição que aprendeu com o pai.
“A gente consegue reunir toda a família e aquele almoço que poderia ser uma coisa rápida se torna uma tarde bem agradável com bom assunto e bons amigos”, disse.
A paixão por churrasco é tanta que ele substituiu a tradicional picanha por cortes diferenciados.
“Eu acredito que hoje eu coma menos picanha, que era a queridinha, para fugir para esses cortes como ancho steak”, apontou o médico.
O mercado de carnes está aquecido e não é de hoje. O empresário Christian Felix viu no setor uma oportunidade de negócio e há sete anos abriu uma loja voltada para apaixonados por churrasco.
Em sua loja são vendidos cerca de 200 tipos de cortes diferentes, desde os tradicionais até os especiais. E a variedade não se limita às carnes. Com o mercado aquecido, tem surgido novos produtos.
“Antigamente só tinha linguiça tradicional, hoje tem linguiças bovinas, linguiças tipo cuiabana que é recheada, linguiça de cordeiro. Os pães de alho antigamente eram comuns, hoje tem com tomate seco, provolone, azeitona preta, entre outros também”, afirmou o empresário.
O crescimento no número de estabelecimentos como o do Christian impacta positivamente os frigoríficos, que viram nos últimos anos o volume de vendas aumentar.
Uma empresa de Vila Velha chegou a ampliar a área e a quantidade de funcionários para dar conta da demanda. Responsável pelo espaço, a empresária Tânia Magalhães conta que chegou a triplicar a estrutura física do negócio.
“Hoje nós temos um número de 90 funcionários, incluindo vendedores externos. Saímos de uma área de 600 m² para 2.600 m². Temos agora mais do que o triplo do espaço”, contou.
Entre os itens mais vendidos estão a fraldinha, o contrafilé, a alcatra e a picanha. Todos os cortes presentes nos churrascos. Tânia se arrisca a dizer que na terra da moqueca, as carnes também têm seu valor.
“A moqueca capixaba é referência, mas o churrasco também está em evidência”, ressaltou a empresária.
O universo do churrasco estará presente no novo reality da TV Vitória. O Na Brasa estreia no dia 28 de janeiro e contará com nove participantes especialistas na arte da churrascaria.
O programa será comandando por Edd Campos e Alessandro Eller.
>> Acenda a churrasqueira, o Reality Na Brasa está chegando!
* Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.