Parece que a resposta para a pergunta “você pagaria por um serviço que não pretende usar” é óbvia. Geralmente, as pessoas diriam que não. Mas e quando se trata de um serviço essencial em momentos difíceis, como por exemplo, seguro de vida ou assistência funeral?
A procura por esses serviços cresceu bastante nos últimos anos, tendo relação direta com o efeito da pandemia, de acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), que destaca que a procura por seguro de vida cresceu 26% em 2020.
Isso porque a pandemia conscientizou a população sobre os riscos que todos correm diariamente, deixando as pessoas mais preocupadas com a situação de vulnerabilidade.
De acordo com uma pesquisa do IBGE, apesar da crescente na procura, atualmente, apenas 15% da população brasileira conta com o seguro de vida. Diferentemente dos Estados Unidos, onde a porcentagem chega a 70%, e no Japão, em que o percentual é de 90%.
A proprietária da Funerária Humana e Pet, Natasha Antonacio, conta que é possível notar a diferença na preocupação das pessoas com esses tipos de serviços, até mesmo quando se trata de animal de estimação.
“Está muito claro que o bichinho de estimação é integrante da família, que também precisa de cuidados e assistência. Nos momentos de aflição, é muito importante você contar com o auxílio funeral e as pessoas estão cientes disso. Mesmo que elas desejem nunca utilizá-lo, preferem pagar por isso”, destacou.
De acordo com a FenaPrevi, uma das questões para a contratação desse tipo de serviço ainda é relacionado às questões financeiras. As pessoas têm interesse e acreditam ser muito importante pagar por isso, mas falta recurso.
OUTROS SERVIÇOS
Outro exemplo, é o congelamento de células tronco. O economista, Thiago Fabroni conta que foi saber que existia quando o seu filho nasceu. “Ofereceram esse serviço no hospital, mas não sabia que existia e achei muito importante. Embora desejo que meu filho, nem eu e ninguém da minha família precise, acho muito importante ter esse material genético para uma possível situação de emergência. Aliás, a ciência evolui demais a cada dia”, disse Fabroni.
Natasha Antonacio comenta que a forma mais eficiente de fazer com que as pessoas tenham acesso a este tipo de serviço é por meio dos planos individuais ou familiares. “Nós vamos além do seguro humano com a assistência pet, que oferece também checkup e consultas”, destacou.
A Rede Unio Group também oferece assistência e seguro humano e destaca que este serviço é mais utilizado dentro das concessões. “Quando uma empresa contrata o serviço, por um valor extremamente acessível, ela repassa ao funcionário, que passa a ter direito a essa assistência”, explica.
Além disso, é importante destacar que o seguro de vida vai muito além de proteção à morte ou invalidez. Algumas vantagens atreladas a ele podem ser usufruídas em vida, quando falamos de plano de benefícios, por exemplo”, destacou Alessandro Mendonça, sócio-diretor da Unio Group.
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