Geral

Pandemia: Luciano Rezende fala sobre medidas de combate ao coronavírus em Vitória

Em entrevista exclusiva à TV Vitória, o prefeito da capital destacou também outras ações que a prefeitura tem tomado

Foto: TV Vitória

A capital Vitória é o terceiro município do Espírito Santo com maior número de casos confirmados de coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgados nesta quarta-feira, a cidade já contabiliza 982 registros da covid-19 e 47 mortes em virtude da doença.

Em entrevista exclusiva à apresentadora do Jornal da TV Vitória, Andressa Missio, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, afirmou que a situação está sob controle no município e que a prefeitura tem tomado todas as medidas possíveis para reduzir o impacto da pandemia na cidade.

Uma das medidas citadas por Luciano Rezende foi a diminuição da iluminação em alguns pontos da cidade, como nas praias e quadras esportivas, justamente para desestimular que as pessoas permaneçam nesses locais e, dessa forma, mantenham o isolamento social dentro de casa. Ele explica, no entanto, que o calçadão e as ruas da capital terão sua iluminação mantida.

Confira alguns pontos da entrevista:

Estrutura nos PA’s

“Até agora, nós estamos com a situação em Vitória sob controle. O sistema hospitalar não está trabalhando em seu limite, todas as medidas da cidade estão sendo tomadas: medidas relacionadas à saúde, relacionadas ao impacto social sobre as famílias. Nós já distribuímos milhares de cestas básicas para milhares de famílias e vamos continuar fazendo isso. Já estamos trabalhando com o pós-covid, que é um comitê que está trabalhando com ações para recuperar o comércio, os serviços, emprego, trabalho. Enfim, é uma situação muito difícil, que preocupa, mas até agora nós estamos em uma situação equilibrada, com tudo preparado e tudo funcionando muito bem”.

Ampliação de leitos de isolamento e respiradores nos PA’s

“Eu não posso precisar agora o número exato, mas nós estamos trabalhando com o crescimento gradativo de respiradores, de leitos. Vamos agora montar uma estrutura de atendimento maior, caso haja necessidade. Os atendimentos também estão sendo feitos por videoconsulta. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas por videoconsultas, evitando a ida a PA e unidade de saúde. E ampliamos o número de leitos e respiradores”.

Como as pessoas são direcionadas nos PA’s

“Nós temos profissionais de saúde no 156 que vão orientar você, o que você deve fazer. Só saia de casa depois de ligar para o 156. Seguindo as orientações do 156, você primeiro vai para atendimento de telemedicina ou de videoconsulta. Em último caso, você deve procurar diretamente uma unidade de saúde ou PA, porque nós vamos ter lá uma possibilidade da pessoa se contaminar, se ela não estiver contaminada, ou contaminar outras pessoas, se ela estiver contaminada”.

Decretos municipais para estimular isolamento

“A cidade já teve seu decreto de emergência reconhecido, o seu decreto de calamidade reconhecido. Nós estamos trabalhando numa situação muito especial e todas as medidas necessárias, adicionais a esses decretos que já foram feitos, que são dezenas de decretos, diariamente nós estamos ajustando isso, de acordo com a necessidade”.

Profissionais de saúde afastados por covid-19

“Nós temos na rede um número de profissionais acima de 60 anos que já está trabalhando em casa e nas videoconsultas. Aquelas pessoas que estão na linha de frente, que se tornam pacientes, são afastadas, acompanhadas, assistidas. Até agora, nós temos tido uma situação de controle e repondo os servidores para ocupar aqueles espaços. Já [tem servidores afastados], com suspeita, mas são números que ainda são equilibrados”.

O que esperar das próximas semanas

“Nós estamos observando, junto com o Governo do Estado, em uma força-tarefa, a ocupação de leitos. O número importante é 80% de ocupação de leitos. Esse número, ao ser atingido, nós vamos ter que trabalhar outras medidas. Estamos monitorando isso com o Governo do Estado e as outras prefeituras atentamente. Então, para os próximos dias, a gente espera o crescimento da epidemia no país. O número de casos está aumentando e aqui no Espírito Santo também não vai ser diferente, mas cada estado tem a sua realidade. O Estado do Espírito Santo ainda está em uma situação de equilíbrio e nós estamos trabalhando muito para que continue assim”.

Medidas da prefeitura para convencer a população a ficar em casa

“Basicamente a insistência na questão da educação e da colocação de que você precisa de ficar em isolamento e só sair de casa se tiver necessidade. Por que isso é importante? Porque o número de pessoas menor circulando vai, inclusive, proteger quem tem que sair de casa. As últimas medidas foram a diminuição dos refletores da areia da Praia de Camburi. Somente areia. Calçadão e ruas não vão ter sua iluminação diminuída, mas quadras de esportes e areia da praia, nós desligamos os refletores, mantendo as luzes de segurança. Essas foram as últimas medidas e outras serão tomadas todos os dias, para diminuir o número de pessoas e contar com a colaboração da população. Vai passar. Tome as medidas, proteja sua família, fique em casa se for possível, ajude, participe, seja solidário, para que nós possamos enfrentar isso de uma forma muito mais segura e unidos”.