Cracóvia – O papa Francisco perdeu a passada e caiu no chão, quando se dirigia para celebrar uma missa em um altar a céu aberto, durante sua viagem à Polônia. O incidente ocorreu durante o evento no Mosteiro de Jasna Góra.
Em um momento dramático, Francisco, de 79 anos, não notou um degrau e caiu no chão diante do altar. Padres que estavam próximos apressaram-se para ajudá-lo.
O papa argentino lembrou das pessoas “comuns, porém notáveis” da Polônia que se mantiveram católicas ao longo do regime comunista no país. A missa celebrou o 1.050º aniversário da aceitação do Catolicismo Romano na Polônia. Ele lembrou do papa João Paulo II, polonês canonizado pela Igreja.
Francisco pediu que os poloneses mantenham-se unidos, num momento em que há divergências sobre temas como a imigração. Desde o ano passado, a Polônia tem um governo de direita, que enfrenta ressalvas internacionais por erodir ganhos democráticos passados, e muitos críticos dizem que houve um aumento do sentimento xenofóbico no país.
O papa já se reuniu durante sua viagem com o presidente polonês, Andrzej Duda, cujo governo populista na prática fechou as portas para os que buscam asilos e para os imigrantes do Oriente Médio e da África que buscam uma vida melhor em países europeus. O presidente também esteve presente na missa no monastério.
Fonte: Associated Press