Geral

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Colatina

Natural de São Paulo, ele foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”

Bispo estava como administrador apostólico de Colatina Foto: Diocese de Jundiaí SP

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (4), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como bispo de Colatina, transferindo-o do ofício de auxiliar da arquidiocese de Vitória. Atualmente, dom Joaquim estava como administrador apostólico de Colatina.

Ele foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Natural de Cafelândia, em São Paulo, nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental em sua cidade e o ensino médio em Bauru (SP). É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí, também em São Paulo. Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí. Foi co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais.

Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP) e Nova Jerusalém, em Jundiaí; pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiaí. Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Dom Joaquim Wladimir também foi administrador diocesano e vigário geral da diocese de Jundiaí.

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Colatina, após a renúncia de dom Décio Sossai Zandonade, conforme prevê o Código de Direito Canônico.