Cidade do Vaticano – O Papa Francisco nomeou como bispo da diocese de Blumenau, em Santa Catarina, o monsenhor Rafael Biernaski e para a diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, o monsenhor João Santos Cardoso, disse o Vaticano nesta quarta-feira (24).
O bispo Biernaski nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Curitiba, no estado do Paraná. Em 1968 ele entrou para o seminário da Arquidiocese de São José e, em seguida, o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos (1975-1981). Ele completou seus estudos de filosofia na Universidade Católica do Paraná e teologia no Studium Theologicum Claretiano de Curitiba.
Biernaski foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1981 e na Arquidiocese de Curitiba foi vice-coordenador do curso de liturgia e diretor espiritual do seminário de São José até 1988.
Ele é membro do Movimento de Schoenstatt, que foi fundado na Alemanha.
Em 10 de fevereiro de 2010, foi nomeado bispo titular de Ruspe e auxiliar em Curitiba e recebeu a ordenação episcopal em 15 de abril do mesmo ano.
Já o bispo João Santos Cardoso nasceu em 3 de Dezembro de 1961 em Dário Meira, no estado da Bahia. Ele se formou em filosofia em São Paulo e fez doutorado em filosofia na Universidade
Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 2002.
Foi ordenado em 27 de dezembro de 1986 e na diocese de Vitória da Conquista foi reitor do Seminário de Filosofia, professor universitário, coordenador da pastoral e durante a sua estada na Itália, foi vigário na St. Augustine Freguesia, em Rieti.
Em 14 de dezembro de 2011 foi nomeado bispo de San Ramón Nonato e recebeu ordenação episcopal em 12 de Fevereiro de 2012. Fonte: Associated Press.