Geral

Para fortalecer turismo, Vitória aposta em shows nacionais e esportes; veja a programação!

Cidade contará com programação especial no período em que recebe maior número de visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Cercada por belezas naturais, entre elas praias paradisíacas, Vitória tem se tornado um dos principais destinos escolhidos por turistas das mais diversas partes do Brasil e do mundo.

A procura por estadia na Capital, para conhecer os seus encantos e sua gastronomia, além de seu potencial econômico, como no caso de quem visita a cidade a negócio, aumenta consideravelmente na alta temporada, que começa com as férias escolares e festas de final de ano, se prolongando até o verão.

Outro fator que faz de Vitória um dos municípios mais buscados por quem vem ao Espírito Santo a turismo tem a ver com a diversidade de opções que a cidade oferece: de museus e centros culturais a bares e shoppings centers. 

Dados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (Abih-ES) apontaram que em dezembro do ano passado, as redes de hotéis registraram cerca de 80% de ocupação.

As informações da Abih- ES coincidem com o cenário apresentado por Francisco Azevedo, gerente comercial do Hotel Senac Ilha do Boi, que fica localizado em uma das regiões mais bonitas e com vista privilegiada de Vitória.

Ao conversar com a reportagem do Folha Vitória e da TV Vitória/Record TV na última quarta-feira (03), Francisco afirmou que o hotel estava com sua capacidade máxima praticamente toda ocupada, restando apenas 20% das vagas reservadas a turistas que buscam o hotel de última hora, sem reserva prévia.

Para Francisco, a Capital é uma escolha consolidada na preferência dos turistas, especialmente dos que saem de outros estados do sudeste para apreciar as belezas capixabas.

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Gerente do Hotel Senac diz que Vitória é destino consolidado no turismo

“Vitória é um destino consolidado neste período do ano (final de ano e verão), por possuir hotelaria com preços justos, além da diversidade gastronômica que a cidade tem; também temos pontos turísticos religiosos que são tradicionais, dando aos turistas variedade de opções”, disse.

Amor por Vitória além da fronteira

Capixaba radicado em Copenhague, na Dinamarca, há mais de 20 anos, Rubens Casotto, gestor do Esporte, visita o Espírito Santo pelo menos duas vezes ao ano.

E, mesmo com familiares morando em Vila Velha, na Grande Vitória, Rubens e seu companheiro, Peter Plongaard, que é dinamarquês, fazem questão de se hospedar na Capital, para aproveitar o que ela tem de melhor no turismo.

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Turistas saem da Europa todos os anos para visitar Vitória

Segundo Rubens, a escolha por Vitória se deve à riqueza gastronômica oferecida nos hotéis e restaurantes da cidade, além da beleza de suas praias.

“A gente vem ao Estado pelo menos uma vez por ano, às vezes até duas, e sempre fazemos questão de ficar em Vitória, pois somos apaixonados pela culinária e pelas praias daqui. Acredito que seja um dos melhores lugares para visitar no verão”, afirmou Rubens.

Verão em Vitória terá de esportes a shows nacionais

Com objetivo de fortalecer o potencial turístico da cidade, a Prefeitura de Vitória oficializou, na quinta-feira (03), em entrevista coletiva, mais uma edição do projeto Arena de Verão.

De acordo com informações do Executivo municipal, no verão deste ano, os turistas que visitam o município, bem como seus moradores, poderão desfrutar, de maneira totalmente gratuita, de uma série de atrações pensadas especialmente para o período, com a programação iniciando nesta sexta-feira (04).

A Arena de Verão 2024 está sendo montada, mais uma vez, na altura do antigo hotel Aruan, entre os quiosques 4 e 5 da Orla de Camburi, em Jardim da Penha.

O  complexo funcionará até o final do mês, dia 28 de janeiro. Ao todo, serão 20 atividades esportivas, apresentando 19 diferentes modalidades, coordenados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), além de 32 shows, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com artistas regionais e nacionais que prometem reunir uma multidão na praia.

Foto: Foto: Francisco Silva/Agnews/Tomzé Fonseca/AgNews/Wallace Barbosa/AgNews

Cidade acolhedora e segura

Para o prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini (Republicanos), o Arena de Verão é mais uma forma de apresentar Vitória como um município seguro e acolhedor tanto para os turistas que o visitam quanto para os moradores da região.

Pazolini também ressaltou o papel que a iniciativa cumpre na geração de emprego e renda na Capital durante a alta temporada, quando, segundo ele, aumenta a procura por bens e serviços, ajudando, dessa forma, a movimentar a economia local.

Foto: Prefeitura de Vitória

Prefeito apresentou programação especial

“Em 2023 tivemos a primeira edição desse projeto que foi um absoluto sucesso. Entretenimento, esporte, shows, diversão, cultura e geração de empregos em um só lugar. Mais uma vez trazemos esse espaço multiuso com uma estrutura grandiosa não só para os munícipes de Vitória, mas para os milhares de turistas que veem na nossa capital um destino feliz, seguro e acolhedor para suas férias”, declarou o prefeito.

Turistas comemoram programação nas praias de Vitória

Em Vitória para aproveitar as férias junto com a família, a pensionista Selma Batista da Silva, de 71 anos, que é moradora de São Paulo, afirmou ser a primeira vez que visita Vitória e se disse encantada pelas belezas da cidade. 

Ao saber da programação especial elaborada para o verão na Capital, ela, que veio ao Estado acompanhada da filha e do genro, celebrou a notícia.

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Família de São Paulo está em Vitória para aproveitar as férias e conhecer os principais pontos turísticos da cidade

“É a primeira vez que visito Vitória. Nunca havia conhecido uma ilha como essa, com tanta beleza. É uma grande alegria saber que vamos poder aproveitar, pelo menos um pouco, de uma programação especial pensada para os turistas e os moradores daqui”, comemorou, aos risos.

Veja programa completo da Arena de Verão 2024 em Camburi:


Shows:

Sexta – 5 de janeiro
20h – Cadaca
22h00 – Tomate
Sábado – 6 de janeiro
20h – Rodrigo Balla
22h – Bruninho e Davi
Domingo – 7 de janeiro
18h – Macako
20h – Macucos
22h – Jammil
Sexta – 12 de janeiro
18h – Dona Fran
20h – Douglas Lopes
22h – Frejat
Sábado – 13 de janeiro
18h – Chico Chagas
20h – André Prando
22h – Alexandre Peixe
Domingo – 14 de janeiro
20h – Samba Soul
22h – Banda Eva
Sexta – 19 de janeiro
18h – Som de Fogueira
20h – Xá da Índia
22h – Xanddy (Harmonia)
Sábado – 20 de janeiro
20h – Mauricio Pas
22h – Theo Rubia
Domingo – 21 de janeiro
20h – Nanno Vianna
22h – Padre Anderson Gomes
Sexta – 26 de janeiro
18h – Leley do Cavaco
20h – Juana Zancheta
22h – Xande de Pilares
Sábado – 27 de janeiro
20h – Diego Lira e Orquestra Ammor
22h – Xumbrega & Amigos
Renan Fraga
Alison do Banjo
Aline Martins
Tiago Brito
Domingo – 28 de janeiro
18h – Pega no Samba
19h – Novo Império
20h – Piedade
21h – Chegou o que Faltava
22h – Jucutuquara
*Em todos os dias de apresentação os shows terminarão à meia-noite.

Esportes:

Semana 1 (05 e 6/01)
No sábado (6)
, a programação será pela manhã, contando com yoga (de 8 às 9h); jiu-jitsu, karatê e judô (de 9 às 15h), além de futevôlei (de 8 às 15h).
Semana 2 (07-13/01)
A segunda semana
contará com futevôlei (de 8 às 13h); jiu-jitsu, karatê e judô (de 8 às 13h); ginástica (de 7 às 8h); momentos de recreação (de 8 às 10h e de 14 às 16h); treinos do Vitória FC (19:10); circuito saúde (de 17 às 19h); a copa Vitória de Futebol de areia (de 19:15 às 21:30); torneio de frescobol (de 8 às 15h) e yoga (de 8 às 9h).
Semana 3 (14-20/01)
Já na terceira semana, a programação é de torneio de hockey (de 7 às 13h); ginástica (de 7 às 8h); momentos de recreação (de de 8 às 10h e de 14 às 16h); circuito saúde (de 17 às 19h); a continuação da copa vitória de futebol de areia (de 19:15 às 21:30); clínica de fisiculturismo (de 8 às 10h); clínica de beach tennis (de 16 às 17h); campeonato de beach tennis (de 8 às 15h), yoga (de 8 às 9h) e xadrez (de 8 às 15h).
Semana 4 (21-28/12)
Para encerrar as atividades
, a última semana da arena trará o rei da praia fisiculturismo (de 8 às 13h); basquete 3×3 (de 8 às 13h) , ginástica (de 7 às 8h); momentos de recreação (de 8 às 10h e de 14 às 16h); circuito saúde (de 17 às 19h); os momentos finais da copa vitória de futebol de areia (de 19:15 às 22:30); torneio vôlei adaptado (de 8 às 15h); um mini torneio de kickboxing (de 8 às 15h); remo costal (de 8 às 15h); vôlei de praia (de 8 às 13h); canoa havaiana (de 8 às 13h); aulão de kickboxing só para mulheres (de 7:30 Às 9:30h) e, por fim, o cubo do amigo (de 9:30 às 19h).

Praça de alimentação com 12 stands

A infraestrutura da Arena de Verão 2024 contará com um grande palco para shows, arena multiuso para práticas esportivas, praça de alimentação com 12 stands, salas com serviços que serão oferecidos pela PMV, banheiros e espaços adaptados para pessoas com deficiência.

Reforço na segurança e alteração no trânsito

Assim como nos anos anteriores, a Guarda Civil Municipal de Vitória vai reforçar o patrulhamento na região durante os eventos e também manterá equipes em pontos base.

De acordo com a prefeitura, a Guarda de Vitória vai alterar o trânsito na Avenida Dante Michelini para atender ao evento. 

O bolsão 3 de estacionamento na orla, em frente ao antigo hotel Aruan, será interditado todas as quintas-feiras e reaberto somente às segundas-feiras para permitir as atividades operacionais das equipes que se apresentarão no palco. 

O Executivo municipal orienta que os motoristas devem observar, ainda, que a faixa de rolamento 3, próximo ao calçadão, da Avenida Dante Michelini, sentido Centro-Jardim Camburi, será interditada nos dias de shows da Arena, assim o quiosque 3 e quiosque 4, das 18h às 01h. Assim, o trânsito ficará em duas pistas no momento dos shows.

A prefeitura ainda destaca que a região da orla é vigiada pelas câmeras urbanas da Prefeitura de Vitória. Atualmente, são 747 câmeras espalhadas por toda a cidade, vigiando ações criminosas e intercorrências do trânsito, dando maior capacidade de atuação dos agentes da GCMV.

Limpeza e preservação do meio ambiente

A Central de Serviços de Vitória vai realizar limpezas diuturnamente após os jogos e também em todos os dias de evento. A Central também aumentou em 50 o número de servidores da limpeza para que a praia possa estar sempre limpa e o meio ambiente preservado.

O município reforça que a praia conta com 50 papeleiras, e pede ao público especial atenção para que todo resíduo seja descartado no local correto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizara durante o mês de janeiro a Campanha Praia Limpa de Vitória com atividades ao longo do mês, como limpeza de praias, abordagem educativa aos trabalhadores e frequentadores das praias.