
Para garantir a correta delimitação dos espaços de uso exclusivo dos banhistas e as áreas permitidas para a circulação de embarcações, a Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo firmaram uma parceria para realizar a manutenção das boias de sinalização existentes nas praias da capital.
Atualmente, a estrutura de fixação das boias sofre com a corrosão marítima e as ressacas do mar, sendo necessária a manutenção constante nos cabos e nas conexões das bases submersas, responsáveis por mantê-las alinhadas em uma linha de demarcação.
Com a parceria, mergulhadores especializados do Corpo de Bombeiros irão analisar as condições da sinalização e poderão fazer alguns reparos emergenciais. Mesmo que algum cabo seja rompido e uma das boias se solte da base, os mergulhadores poderão fazer tentativas de reinserção do equipamento.
Contratação
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, a solução definitiva virá com a contratação de uma empresa especializada na manutenção e, por isso, a Semsu deu início ao processo de licitação da empresa. No momento, a parceria com o Corpo de Bombeiros é essencial para manter a sinalização costeira enquanto a Prefeitura estuda quais serão os materiais necessários na nova licitação do serviço de reposição de boias e manutenção.
“Inicialmente, tínhamos 39 boias na orla de Vitória e, com as ressacas e a corrosão, 13 se soltaram das bases, sendo a praia de Camburi a mais afetada por ter águas menos abrigadas. Vamos analisar cada um dos conjuntos para ver o que precisa ser renovado antes de publicar a licitação, que vai permitir o restauro e reposição das boias”, disse o secretário.