Geral

Parque do Canal da Costa terá academia, quadras e área para cães

O investimento no espaço público em Vila Velha tem um repasse de R$ 21.990.000,00 do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

O Parque Linear sobre o Canal da Costa, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, contará com espaço para eventos, área para cães (pracão), quadras e academia ao ar livre. A ordem de serviço da obra foi assinada na noite de terça-feira (07) pela Prefeitura de Vila Velha e governo do Espírito Santo

Entretanto, para o início das obras, é necessário um licenciamento ambiental realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A documentação está em análise pela equipe técnica.

Leia também: 

> Arena de Verão Vitória: veja a programação desta quarta-feira

> Serra foi a cidade do ES onde mais choveu: 152 milímetros em 24 horas

> VÍDEO | Imagens aéreas mostram Rio Bananal tomado pelas águas após tempestade

O investimento tem um repasse de R$ 21.990.000,00 do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, administrado pela Secretaria do Governo (SEG), ao fundo municipal de investimentos.

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

No projeto, está prevista a construção da galeria dupla e do parque linear. Elas serão construídas ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa, no trecho localizado na Praia da Costa. 

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Galeria vai proporcionar escoamento da água da chuva

A galeria será composta por “duas células” de concreto e aço, com uma extensão total de 2,15 quilômetros. As estruturas vão gerar uma melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa. 

Diante disso, a obra também vai contribuir para a diminuição dos alagamentos na cidade de Vila Velha. 

Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão. O espaço será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva com fechamento em alambrado, campo de futebol soçaite, quadra de tênis, dois parquinhos infantis e área para cães. 

“Além de um estacionamentos para 32 carros e 23 motos; vagas em bicicletários distribuídas ao longo do parque; espaço para barraquinhas de alimentação e artesanato; espaço para realização de eventos; e áreas de estar, com bancos e lixeiras”, destaca o governo do Estado.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Segundo a secretária Emanuela Pedroso, a obra vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas diretamente, e mais de 110 mil, indiretamente. 

“O investimento vai melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo espaços para exercícios, relaxamento e interação social, transformando totalmente o cenário daquele espaço urbano”. 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória