O Parque Linear sobre o Canal da Costa, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, contará com espaço para eventos, área para cães (pracão), quadras e academia ao ar livre. A ordem de serviço da obra foi assinada na noite de terça-feira (07) pela Prefeitura de Vila Velha e governo do Espírito Santo.
Entretanto, para o início das obras, é necessário um licenciamento ambiental realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A documentação está em análise pela equipe técnica.
Leia também:
> Arena de Verão Vitória: veja a programação desta quarta-feira
> Serra foi a cidade do ES onde mais choveu: 152 milímetros em 24 horas
> VÍDEO | Imagens aéreas mostram Rio Bananal tomado pelas águas após tempestade
O investimento tem um repasse de R$ 21.990.000,00 do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, administrado pela Secretaria do Governo (SEG), ao fundo municipal de investimentos.
No projeto, está prevista a construção da galeria dupla e do parque linear. Elas serão construídas ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa, no trecho localizado na Praia da Costa.
Galeria vai proporcionar escoamento da água da chuva
A galeria será composta por “duas células” de concreto e aço, com uma extensão total de 2,15 quilômetros. As estruturas vão gerar uma melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa.
Diante disso, a obra também vai contribuir para a diminuição dos alagamentos na cidade de Vila Velha.
Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão. O espaço será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva com fechamento em alambrado, campo de futebol soçaite, quadra de tênis, dois parquinhos infantis e área para cães.
“Além de um estacionamentos para 32 carros e 23 motos; vagas em bicicletários distribuídas ao longo do parque; espaço para barraquinhas de alimentação e artesanato; espaço para realização de eventos; e áreas de estar, com bancos e lixeiras”, destaca o governo do Estado.
Segundo a secretária Emanuela Pedroso, a obra vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas diretamente, e mais de 110 mil, indiretamente.
“O investimento vai melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo espaços para exercícios, relaxamento e interação social, transformando totalmente o cenário daquele espaço urbano”.