Apenas três dos dez pontos da Praia de Camburi, em Vitória, estão liberados para banho, de acordo com o relatório mais recente de balneabilidade no município. Seis pontos estão impróprios e um está interditado para práticas aquáticas.
Ao todo, a capital capixaba possui 26 pontos. Destes, 11 estão próprios, outros 11 estão impróprios e quatro estão interditados para banho. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (04) e tem validade até a próxima quinta-feira (10).
Se comparado com o resultado da semana passada, a situação apresentou melhoras. O último relatório apontou que apenas quatro pontos estavam liberados para as práticas aquáticas. Na ocasião, a Praia de Camburi estava completamente imprópria.
A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada, em regime de rotina semanal, por meio da coleta de amostras de águas nos referidos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A Secretaria do Meio Ambiente de Vitória classifica a qualidade das águas como próprias (verde), impróprias (vermelho) e interditadas (amarelo).
Vila Velha
Em Vila Velha, dos 14 pontos de coleta, oito estão próprias para banho. Dentre os pontos liberados, estão as praias de Itapuã e Praia da Costa, e alguns trechos da Ponta da Fruta e da Barra do Jucu. Já entre os locais impróprios, estão a Praia do Ribeiro e a Prainha.