No primeiro dia útil com o Transcol transportando apenas passageiros com o Cartão GV, muita pessoas ainda estavam comprando o cartão para poder utilizar o transporte público na Grande Vitória.
Desde o domingo (17), o sistema de transporte coletivo só atende passageiros por meio do Cartão GV. Apesar da procura pelo cartão ser alta, os passageiros não encontraram dificuldades para adquirir e embarcar nos coletivos.
O cartão não tem custo para a população. Para adquirir um, basta fazer a carga mínima, que é de R$ 7, 80, o que dá para pagar duas passagens de ônibus.
A vendedora Viviane de Oliveira adquiriu o cartão pela manhã, com o valor mínimo. À tarde, quando retornava do trabalho, decidiu fazer uma nova recarga. “O uso do cartão é prático, deixa a vida mais fácil. Mas a gente não pode esquecer dos cobradores. Eu fico preocupada para ninguém perder o emprego”, afirmou.
O auxiliar de obras, Marcos Almeida, também já providenciou o cartão para poder utilizar os ônibus. “Apesar de sem uma medida assim, sem ninguém esperar, o movimento até que está tranquilo para conseguir comprar o cartão”, disse.
O cartão é vendido nos guichês de entrada dos terminais e em espaços específicos, dentro de alguns terminais, que funcionam das 7 horas da manhã até 17 horas. Nos postos de venda também é possível realizar a recarga.
Além disso, funcionários vestindo uniforme amarelo, nos terminais de ônibus, estão cadastrando quem tem interesse em adquirir o cartão. A recarga pode ser realizada também pela internet, por meio do site ou aplicativo ÔnibusGV. No site, também é possível encontrar todos os pontos de venda do cartão.
O Governo do Estado garante que os cobradores não serão demitidos com a nova medida.
*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini.