Quem utiliza o Sistema Transcol e passa pelos terminais da Grande Vitória a partir desta segunda-feira (04), vai receber máscaras, que serão distribuídas pelo Governo do Espírito Santo. Ao todo, um milhão de máscaras serão doadas para a população.
A ação começou por volta das 6h30, no Terminal Campo Grande, em Cariacica, e será realizada, também, nos outros terminais nos próximos dias. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, Fábio Damasceno, a distribuição deve acontecer até o mês de junho.
“Cada passageiro recebe um kit com duas máscaras, mais um folder com informações sobre como utilizar e lavar a máscara. Começamos com 10 mil máscaras em Campo Grande. Nesta semana chegam mais 200 mil para serem distribuídas a toda a população que utiliza o transporte público em todos os nove terminais da Grande Vitória”, disse.
Damasceno lamentou que, mesmo havendo a distribuição gratuita, muitas pessoas ainda recusam o equipamento. Ele reforçou, também, outras ações de prevenção dentro do transporte público. “A minha atitude colabora com a sua atitude. Se todos tivermos as atitudes de isolamento social, o espaçamento, andar sentado nos ônibus e a higiene pessoal, com certeza teremos índices menores na Grande Vitória”, afirmou.
Serão distribuídas cerca de 200 mil máscaras por semana nos terminais, somando um total de um milhão. Vale ressaltar que a distribuição é gratuita e a comercialização é proibida.
Vitória
A Prefeitura de Vitória também começou a distribuir máscaras na última semana para quem passar pelas feiras livres, pronto atendimentos e pela barreira sanitária da rodoviária. Ao todo, serão distribuídas 370 mil unidades gratuitas para os moradores de Vitória.
As máscaras estão sendo produzidas por cerca de 100 costureiras que atuam na produção de fantasias das escolas de samba de Vitória. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Vitória e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses).
Vila Velha
Em Vila Velha, a prefeitura distribui máscaras nas filas do auxílio emergencial nesta segunda (04). As equipes estão distribuindo os equipamentos e higienizando as mãos das pessoas. A abertura das agências da Caixa tem sido para atendimento exclusivo de informações e saque sem cartão do auxílio emergencial de R$ 600.
A ação começou neste sábado (2), com o objetivo de combater o contágio do coronavírus aos munícipes que aguardavam atendimento nas filas das agências da Caixa Econômica Federal nos bairros de Terra Vermelha e no Centro de Vila Velha. Durante o período, equipes da Prefeitura composta por secretários municipais e servidores distribuíram máscaras e higienizaram as mãos das pessoas com álcool em gel.
*Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória / Record TV