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Passageiros do ES envolvidos em acidente no Sul da Bahia reclamam de problemas no ônibus

O motorista morreu e outras duas pessoas ficaram feridas. O acidente envolvendo turistas capixabas aconteceu na noite de domingo (17), na BR-101, próximo a Itamaraju

Foto: Leitor Folha Vitória

Os passageiros do ônibus de turismo do Espírito Santo envolvidos em um grave acidente na BR-101, no Sul da Bahia, reclamam que o veículo estava em situação precária e já tinha apresentado problemas momentos durante o trajeto.

O motorista do ônibus morreu no acidente e pelo menos outras duas pessoas ficaram feridas. A colisão aconteceu na noite do último domingo (17), próximo ao km 817, entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia.

Os passageiros embarcaram na última sexta-feira (15) na Praça do Papa, em Vitória, com destino a Caraíva, na Bahia. Na volta para casa, o ônibus se envolveu no acidente. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Nilo Ferreira Maciel Filho, de 67 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Outros passageiros que estavam no ônibus e sofreram lesões foram socorridos para um hospital do município.

Ao Folha Vitória, passageiros afirmaram que o veículo estava com condições precárias. Segundo as vítimas, durante a viagem, uma das rodas traseira teria apresentado problemas. 

“Saia muita fumaça, o motorista teve que apagar. Na volta, questionamos o motorista sobre o problema, ele disse que tinha sido resolvido”, contou uma das passageiras que prefere não se identificar.

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No trajeto de volta, segundo os passageiros, o ônibus teria deslizado na pista e acabou batendo em um barranco. Com o impacto, a roda que apresentou problemas foi arrancada.

Os passageiros reclamam que a agência de turismo não prestou a devida assistência após o acidente. 

“Nós que tivemos que abrir o porta-malas do ônibus para tirar as malas. Paramos um carro no meio da estrada para ajudar a levar a gente até um posto de combustível. Um anjo nos ajudou. Duas pessoas do grupo da excursão que foi ao hospital acompanhar os feridos”, relatou.

O que dizem os envolvidos?

Procurada pela reportagem, a agência de turismo negou que não esteja prestando assistência aos clientes. A empresa afirmou que providenciou um ônibus para buscar os passageiros e também fez reserva em um hotel de Itamaraju para que os passageiros não ficassem desabrigados. 

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O representante da agência de turismo também disse que irá para a cidade onde ocorreu o acidente junto a família das pessoas internadas para prestar suporte de maneira presencial.

Questionado sobre as condições do veículo, o representante informou que a inspeção é sempre realizada por parte da empresa do transporte, por entender e conhecer de partes mecânicas do carro. 

“Em nosso contrato terceirizamos essa via, assim, a empresa de ônibus tendo responsabilidade sobre os ocorridos. Inclusive, o sócio do motorista que faleceu, informou que está ciente e arcará suas responsabilidades”.

Veja o posicionamento na íntegra: 

“Primeiramente, gostaríamos de demonstrar grande aperto sobre o ocorrido, da mesma forma que externamos nossos sentimentos a família do motorista, bem como a todos passageiros que sofreram qualquer tipo de lesão.

A Tucano Travel, apesar de não ser proprietária do veículo, prestou toda assistência aos seus clientes, está prestando e continuará dando o apoio necessário até o desfecho desse terrível momento. 

A Tucano se posicionou em todos os principais níveis de assistência desde o ocorrido. 

Assim que aconteceu IMEDIATAMENTE providenciamos o ônibus para buscar os passageiros e levar a um hotel que também reservamos de imediato em Itamaraju – BA, colocando a salvo todos os passageiros que se encontravam desabrigados no local. 

Fizemos o transbordo para um ônibus que saiu de vitória e acabou de recolher todos os clientes. 

Também com a finalidade de responder com velocidade fizemos todos os trâmites do convênio de uma das pacientes pelo Bradesco e o hospital providenciou a remoção dela para outro de melhor recurso. 

Também entramos em contato com a família de outra cliente e eu mesmo, pessoalmente, estou subindo a Teixeira junto com a família dela daqui a umas horas (pois estou de carro descendo do Rio de Janeiro) para ir até o hospital prestar suporte de maneira presencial.

Mantemos o contato imediato com todos do grupo e não deixamos de dar suporte a ninguém de nenhuma forma, colocando em primeiro lugar o dissabor suportado pelos passageiros, nossa equipe está trabalhando a passos largos para a melhor assistência possível, reiterando o respeito e profissionalismo que guardamos em nossa empresa.

A TUCANO se coloca a disposição para qualquer esclarecimento e roga por todos passageiros e famílias, não só em prece, mas também realizando todos os esforços nesse momento de angústia. Estamos nessa por eles“.

A reportagem não conseguiu contato com a empresa responsável pelo ônibus. O espaço segue aberto caso queiram se manifestar.

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Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
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Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.