Geral

Passageiros do Transcol aprovam serviço de denúncia de aglomerações por aplicativo

Aplicativo 'ÔnibusGV' disponibiliza botão para denúncia de lotação no Transcol

Foto: Reprodução TV Vitória

Passageiros do transporte público da Grande Vitória aprovaram a medida do Governo do Espírito Santo para diminuir as aglomerações nos terminais e nos ônibus do Sistema Transcol. 

A partir desta quinta-feira (21), o aplicativo ÔnibusGV irá receber denúncias de pontos de aglomeração. A medida de prevenção foi aprovada pelas pessoas que utilizam o serviço todos os dias. 

O Brendo de Jesus, tem visto muitas pessoas próximas nos horários de pico e acredita que a ferramenta pode ajudar a aumentar o distanciamento.  “O pessoal está usando a máscara, mas em alguns hora´rios, acaba que ficam muitas pessoas reunidas, gerando aglomerações. Essa medida pode ajudar”, disse. 

Everson Santos também utiliza os ônibus com frequência e acredita que a aglomeração é uma das principais causas do aumento no número de casos do novo coronavírus. “O aplicativo pode ajudar e muito a denunciar mais rápido e acabar com esses pontos, porque as pessoas não vão repetir”, conta. 

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que muitas pessoas ainda estão descumprindo as orientações do governo, como evitar circular nos ônibus em pé. De acordo com as medidas apresentadas desde o início da pandemia, os ônibus só devem circular com a capacidade de assentos.

Segundo Fábio, medidas serão adotadas enquanto a população não respeitar as medidas. “A partir das denúncias vamos poder identificar os pontos de maiores aglomerações e vamos poder desenvolver planos para melhorar e corrigir essas ações”, explica. 

As denúncias podem ser enviadas pelo botão “Denuncie Sem Máscara e Lotação” no aplicativo. Basta indicar a linha do ônibus ou terminal, e a fiscalização atuará para orientar as pessoas. 

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.