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A sexta-feira (27) não começou nada bem para passageiros de um voo de Vitória com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Marcado para sair às 11h40, a aeronave chegou às 12h30. Mas além do atraso de 50 minutos, todos ficaram no avião durante três horas, em solo, com os comissários de bordo alegando que havia um problema no freio.
“Estou no aeroporto ainda, na fila, esperando resolver alguma coisa. Está gigantesca a fila, tem um monte de gente, o avião estava 100% cheio”, afirmou a comerciante Anita Cristiane Nascimento Faria, que mora em Vila Velha.
“Estou com minhas duas filhas pequenas. Tem grávida com filhos pequenos, bebês ainda em amamentação, tem idoso, tem muita gente a trabalho, todos prejudicados”, relatou.
Anita Faria contou que ficou indignada no saguão do Aeroporto de Vitória, depois que liberaram os passageiros da aeronave. “Falaram que íamos retornar para o avião. Cancelaram o voo e disseram que não tem para hoje (27). Teve gente que entrou em sites especializados em compras de passagens aéreas e conseguiu comprar pela Latam, mas a companhia disse que não tem vaga para a gente”, contou.
Anita tinha como destino final a cidade de Curitiba. De lá, ela seguiria por transporte terrestre até a Paranaguá, que tem cerca de 90 quilômetros de distância para a capital paranaense. “Estão colocando para amanhã (28) de manhã. Eu tenho um casamento às 9h em Paranaguá. Não consigo mais, não estão colocando ninguém em voo hoje. As únicas opções são para 8h20 e 10h30. Perdi tudo”, lamentou a comerciante.
Durante o período em que os passageiros ficaram na aeronave, receberam comida somente quando pediram. “Ofereceram lanchinho para a gente depois que todo mundo começou a dizer que estava com fome. Deram biscoito de água e sal e um ‘queijnho’ só. Ficou todo mundo conversando nesse tempo”, disse.
O motivo, que segundo Anita era o freio, continuou sendo a justificativa. “Mantiveram a resposta sobre o freio, dizendo que não tinha como aterrizar depois e por questão de segurança não iam, pediram desculpa e só. Poderiam ter mandado aeronave de outro lugar e todos ficariam felizes. Quem quiser o dinheiro de volta, disseram que devolvem somente daqui 30 dias”.
Procurada pela reportagem, a Latam disse que está verificando e retornará em breve.