Geral

Passageiros poderão usar aplicativo para denunciar ausência do uso de máscaras no Transcol

A medida faz parte da mobilização de enfrentamento ao novo coronavírus

Foto: Hélio Filho/Secom

Desde segunda-feira (11), um decreto do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, obriga o uso de máscara para os passageiros do transporte coletivo da Grande Vitória, o Sistema Transcol. Mas, muitos passageiros insistem em não utilizar o acessório de proteção.

Por isso, na quinta-feira (15), o aplicativo ÔnibusGV recebeu uma atualização. Agora, ele conta com um botão para que as pessoas possam denunciar em qual terminal ou linha de ônibus tem passageiros sem a máscara. 

A medida faz parte da mobilização de enfrentamento ao novo coronavírus. De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, com os dados será possível mapear os locais em que planos de ações mais forte precisam ser implementados. 

“Essa é uma nova funcionalidade para conseguir entender o que está acontecendo dentro dos coletivos e terminais. Com as denúncias a gente vai conseguir identificar os pontos de maiores incidências, e poder implementar medidas como reforçar a fiscalização e realizar campanhas de distribuição de máscaras”, explica.

Foto: Reprodução

Para realizar a denúncia, basta acessar o aplicativo ÔnibusGV, clicar no botão de “Denúncia sem Máscara”, digitar o número do ônibus ou selecionar o terminal. 

A partir deste domingo (17), uma nova medida será implementada no transporte público, para diminuir a propagação do vírus: os cobradores deixarão de estar dentro dos coletivos. A medida é temporária e tem prazo inicial de 60 dias. Durante este período, não será aceito dinheiro nos ônibus e os passageiros terão que utilizar o Cartão GV. 

O secretário explica que as medidas visam diminuir o contato direto entre o passageiro e o cobrador e, assim, evitar a propagação da doença dentro do transporte coletivo.

“As pessoas não respeitam as normas, então precisamos realizar algumas ações. A gente precisa ter consciência da importância dos cuidados com a higiene para diminuir o impacto da pandemia”, disse. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.